Como funciona um retentor? Saiba mais sobre as partes

Os retentores exercem uma função de grande importância para o bom funcionamento de um motor: reter ou dosar fluídos, dependendo da aplicação.

É um item utilizado na motocicleta para impedir que fluídos passem de um lado com lubrificação para outro que não recebe lubrificação, também protegendo de impurezas externas.

Quem trabalha diariamente com mecânica de motos certamente conhece bem os retentores. Mas você já parou pra pensar em como funciona um retentor?

Para trazer mais informações sobre os componentes internos que fazem o retentor executar bem a sua função, preparamos esse artigo. Confira!

O que é um retentor?

Como adiantamos, o retentor é uma peça pequena de grande importância para o funcionamento adequado da motocicleta.

A sua estrutura é normalmente composta por três partes: carcaça, revestimento de borracha e mola. 

A Vedamotors trabalha com um portfólio completo, com variados modelos de retentores, para diferentes aplicações na moto. Entre os retentores fabricados pela VEDA estão:

  • Bengala / garfo
  • Haste de válvula
  • Alavanca da embreagem
  • Carcaça 
  • Embreagem
  • Roda
  • Conta-giros
  • Motor de partida
  • Pedal de partida
  • Pinhão
  • Virabrequim
  • Mesa do magneto 
  • Pedal do câmbio
  • Transmissão

Todos os modelos de retentores produzidos pela Vedamotors são fabricados com matéria-prima selecionada e claro, muita tecnologia e inovação. Os retentores seguem o mesmo padrão dos originais, pra garantir uma aplicação perfeita e ótimo desempenho.

Qual a função do retentor?

O motor de uma moto e outros componentes como a suspensão não trabalham a seco. O uso de fluidos é essencial para que possam funcionar adequadamente, sem fricção ou aquecimento excessivo. 

E a principal função de um retentor é conter diferentes tipos de fluidos, como óleo e graxas, que precisam ser mantidos na parte interior de uma determinada parte da moto.

O retentor evita também a entrada de resíduos e impurezas do exterior, como areia, poeira e terra.

Esse componente possui outra função além de reter os fluidos de partes lubrificadas: ele exerce a função de dosador de óleo, liberando uma pequena película de óleo para reduzir o atrito entre as partes, como no caso do retentor de haste de válvula.

Quando não há uma pequena lubrificação, o atrito irá desgastar o material e prejudicar o desempenho da moto.

Qual a aplicação do retentor?

O retentor é utilizado em todos os segmentos e em praticamente todos os equipamentos que demandam movimentação mecânica, como:

  • Motocicletas
  • Caminhões
  • Carros
  • Ônibus
  • Máquinas agrícolas
  • Eletrodomésticos
  • Aviões
  • Máquinas industriais

Esse componente realiza a função de vedação em condição estática (em máquina parada) e condição dinâmica (máquina em movimentação). Atua também dentro da variedade de condições de temperatura e de meio externo conforme projeções feitas para a máquina.

A vedação acontece pelo contato entre a aresta do lábio de vedação e o ponto de eixo da máquina.

As partes do retentor, são:

Por dentro do retentor: conheça as partes do componente

Canto de vedação (CV)

O canto de vedação é a parte mais crítica do retentor, que impede que o líquido vaze.

O CV é responsável pela vedação dinâmica da peça. Seu contato com a superfície do eixo forma uma barreira que bloqueia a passagem de óleo para o lado do ar.

Diâmetro externo

Outro nome que o diâmetro externo recebe é o de fixação do retentor. Ele tem a tarefa de vedar estaticamente, garantindo a fixação suficiente do retentor no alojamento.

Além disso, ele deve permitir a montagem perfeita do retentor. Para facilitar a montagem e evitar ao máximo a montagem inclinada, em alguns casos o diâmetro externo possui ranhuras.

Lábio de pó (SL)

Também chamado de SL (Staube Lippe, em alemão), o lábio de pó é recomendado quando existe a formação de sujeira ou umidade no lado externo da montagem. 

O espaço entre os lábios de proteção e a vedação deve ser preenchido com graxa antes da montagem. Essa graxa é necessária não somente para a lubrificação adicional dos lábios, mas também para a proteção do eixo contra a corrosão produzida pela umidade.

Por que é importante a lubrificação do retentor?

A lubrificação é essencial para a vida útil do retentor e proporciona também um menor desgaste da peça.

O recomendado é que sob nenhuma condição o eixo pode girar em seco. Portanto, é indispensável lubrificar o eixo e o lábio de vedação no momento da montagem. 

Importante: a lubrificação do retentor precisa utilizar um óleo conforme as especificações do fabricante. Não poderá ser utilizado óleo de motor na montagem e lubrificação do retentor. 

A montagem correta e lubrificação adequada evitam o desgaste da peça e os danos à motocicleta.

Por conta disso, é importante adquirir a peça de uma empresa qualificada, que ofereça o retentor de qualidade. Conte sempre com a Vedamotors para fornecer produtos feitos com tecnologia e qualidade!

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