Os retentores desempenham um papel crucial na vedação de diferentes partes de uma motocicleta, garantindo a preservação da integridade mecânica e a durabilidade dos componentes.
Responsáveis por fazer a dosagem e evitar vazamentos de fluidos essenciais como óleo lubrificante e graxa, é preciso ficar atento a eles no dia a dia para manter o desempenho consistente do motor e da suspensão, por exemplo.
Neste artigo você vai conhecer quais são os diferentes tipos de retentores de uma motocicleta e suas funções. Boa leitura!
O que são os retentores de uma motocicleta?
Os retentores são peças geralmente de borracha que, como o próprio nome sugere, trabalham para reter fluidos, como óleo e graxas, que não podem extravasar e precisam ser mantidos na parte interna de um conjunto.
Eles são projetados para vedar as áreas críticas onde esses fluidos são necessários, impedindo vazamentos indesejados que podem levar a danos no motor, superaquecimento e até mesmo falhas mecânicas.
Além disso, ao manter a quantidade adequada de lubrificação e proteção nos pontos certos, os retentores desempenham um papel essencial na prolongação da vida útil dos componentes da motocicleta, garantindo um desempenho confiável e seguro.
Quais são os tipos de retentores?
Os retentores são utilizados em diversos componentes da motocicleta, por isso existem diferentes tipos e aplicações.
Em geral, podem ser divididos em três grupos:
- Axial (bengala / suspensão);
- Rotativos (motor) e;
- Vedação de válvula.
O Luís Carstens, do nosso time de engenharia de produto, apresenta os três grupos de retentores Vedamotors no vídeo. Confira!
Vamos entender um pouco mais sobre a função de cada um deles? Continue a leitura!
Retentor Axial — bengala/suspensão
O retentor axial é aquele aplicado na suspensão ou bengala da moto, sistema fundamental para o amortecimento de impactos durante a condução.
Esse tipo de retentor atua para conter o óleo de lubrificação para que o movimento da suspensão aconteça sem atrito, de forma “macia”.
O trabalho do retentor é crucial para garantir a estabilidade e o correto funcionamento do sistema de suspensão. Assim, o piloto tem mais conforto e controle da moto em diferentes situações de condução.
Alguns fatores que podem provocar o mau funcionamento do retentor de suspensão e causar vazamentos são instalação incorreta, desgaste com o tempo de uso, danos por impactos e contaminação com sujeira.
Com o nível de óleo diminuindo, perde-se a capacidade de amortecimento e a bengala pode ser danificada. Em casos em que o óleo seca por completo, os danos podem ser até mesmo irreversíveis.
Retentor Rotativo — motor
Os retentores rotativos são aqueles presentes em sistemas mecânicos, geralmente exercendo a função de impedir o vazamento de óleo lubrificante.
Normalmente, eles são aplicados nos eixos móveis de movimentos radiais, dentre eles:
- eixo do pinhão;
- eixo do pedal de câmbio;
- eixo de acionamento de embreagem;
- eixo de pedal de partida;
- eixo de virabrequim.
O retentor de pinhão fica localizado na extremidade do eixo de saída do câmbio. Ele tem a função de vedar o óleo da transmissão, impedindo que vaze para a área do pinhão.
O retentor de câmbio é colocado na caixa de câmbio e veda o óleo de transmissão, evitando vazamento para o exterior.
Já o retentor de embreagem está na extremidade do eixo primário da embreagem, evitando que o óleo da transmissão vaze para a embreagem.
O retentor de motor de partida é geralmente colocado na extremidade em que o motor de partida se conecta ao motor. Ele faz a vedação do óleo do motor, impedindo que entre no compartimento do motor de partida.
Vedação de válvula — haste
O retentor de haste é uma pequena peça de borracha que fica localizada na haste da válvula.
Esses retentores possuem a função de dosagem do óleo para lubrificar a movimentação da válvula na guia e impedir vazamentos de óleo do cabeçote do motor.
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Problemas na válvula e retentor de haste podem levar a pane na motocicleta por falha no sistema de combustão.
Além disso, retentores de haste de baixa qualidade podem gerar o que é chamado “motor fumando”, problema causado pelo vazamento de óleo associado a uma vedação insuficiente do retentor.
Como adquirir retentores de qualidade?
Para evitar os problemas com retentores, certifique-se de estar adquirindo um produto de qualidade.
Como vimos neste artigo, os retentores desempenham papel fundamental na vedação dos fluidos da moto, além de também impedir que sujeiras como poeira, areais e insetos vindos do exterior atrapalhem o funcionamento da motocicleta.
Problemas com esses componentes irão causar inúmeros transtornos para o motociclista, causando mau funcionamento de alguns componentes ou até mesmo danos irreversíveis.
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A Vedamotors trabalha com tecnologia e inovação em cada produto, inclusive nas peças mais pequenas, como os retentores. Nossa produção é feita desde a matéria-prima, permitindo maior controle sob os processos e proporcionando um produto final de excelência.
Os retentores produzidos pela VEDA possuem resistência e durabilidade, proporcionando ao mecânico e ao piloto maior garantia do funcionamento da peça.
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