Conheça os diferentes tipos retentores de uma motocicleta e suas funções

Os retentores desempenham um papel crucial na vedação de diferentes partes de uma motocicleta, garantindo a preservação da integridade mecânica e a durabilidade dos componentes.

Responsáveis por fazer a dosagem e evitar vazamentos de fluidos essenciais como óleo lubrificante e graxa, é preciso ficar atento a eles no dia a dia para manter o desempenho consistente do motor e da suspensão, por exemplo.

Neste artigo você vai conhecer quais são os diferentes tipos de retentores de uma motocicleta e suas funções. Boa leitura!

O que são os retentores de uma motocicleta?

Os retentores são peças geralmente de borracha que, como o próprio nome sugere, trabalham para reter fluidos, como óleo e graxas, que não podem extravasar e precisam ser mantidos na parte interna de um conjunto. 

Eles são projetados para vedar as áreas críticas onde esses fluidos são necessários, impedindo vazamentos indesejados que podem levar a danos no motor, superaquecimento e até mesmo falhas mecânicas. 

Além disso, ao manter a quantidade adequada de lubrificação e proteção nos pontos certos, os retentores desempenham um papel essencial na prolongação da vida útil dos componentes da motocicleta, garantindo um desempenho confiável e seguro. 

Quais são os tipos de retentores?

Os retentores são utilizados em diversos componentes da motocicleta, por isso existem diferentes tipos e aplicações.

Em geral, podem ser divididos em três grupos:

  • Axial (bengala / suspensão); 
  • Rotativos (motor) e;
  • Vedação de válvula.

O Luís Carstens, do nosso time de engenharia de produto, apresenta os três grupos de retentores Vedamotors no vídeo. Confira!

Vamos entender um pouco mais sobre a função de cada um deles? Continue a leitura!

Retentor Axial — bengala/suspensão

O retentor axial é aquele aplicado na suspensão ou bengala da moto, sistema fundamental para o amortecimento de impactos durante a condução. 

Esse tipo de retentor atua para conter o óleo de lubrificação para que o movimento da suspensão aconteça sem atrito, de forma “macia”.

O trabalho do retentor é crucial para garantir a estabilidade e o correto funcionamento do sistema de suspensão. Assim, o piloto tem mais conforto e controle da moto em diferentes situações de condução.

Alguns fatores que podem provocar o mau funcionamento do retentor de suspensão e causar vazamentos são instalação incorreta, desgaste com o tempo de uso, danos por impactos e contaminação com sujeira.

Com o nível de óleo diminuindo, perde-se a capacidade de amortecimento e a bengala pode ser danificada. Em casos em que o óleo seca por completo, os danos podem ser até mesmo irreversíveis.

Retentor Rotativo — motor

Os retentores rotativos são aqueles presentes em sistemas mecânicos, geralmente exercendo a função de impedir o vazamento de óleo lubrificante. 

Normalmente, eles são aplicados nos eixos móveis de movimentos radiais, dentre eles:

  • eixo do pinhão;
  • eixo do pedal de câmbio; 
  • eixo de acionamento de embreagem; 
  • eixo de pedal de partida;
  • eixo de virabrequim.

O retentor de pinhão fica localizado na extremidade do eixo de saída do câmbio. Ele tem a função de vedar o óleo da transmissão, impedindo que vaze para a área do pinhão.

O retentor de câmbio é colocado na caixa de câmbio e veda o óleo de transmissão, evitando vazamento para o exterior.

Já o retentor de embreagem está na extremidade do eixo primário da embreagem, evitando que o óleo da transmissão vaze para a embreagem.

O retentor de motor de partida é geralmente colocado na extremidade em que o motor de partida se conecta ao motor. Ele faz a vedação do óleo do motor, impedindo que entre no compartimento do motor de partida.

Vedação de válvula — haste

O retentor de haste é uma pequena peça de borracha que fica localizada na haste da válvula. 

Esses retentores possuem a função de dosagem do óleo para lubrificar a movimentação da válvula na guia e impedir vazamentos de óleo do cabeçote do motor.

  • Recentemente, a VEDA lançou o Kit Válvula e Retentor de Haste em uma única embalagem para facilitar o corre do mecânico. Leia mais sobre esse lançamento neste artigo: clique aqui!

Problemas na válvula e retentor de haste podem levar a pane na motocicleta por falha no sistema de combustão.

Além disso, retentores de haste de baixa qualidade podem gerar o que é chamado “motor fumando”, problema causado pelo vazamento de óleo associado a uma vedação insuficiente do retentor.

Como adquirir retentores de qualidade?

Para evitar os problemas com retentores, certifique-se de estar adquirindo um produto de qualidade.

Como vimos neste artigo, os retentores desempenham papel fundamental na vedação dos fluidos da moto, além de também impedir que sujeiras como poeira, areais e insetos vindos do exterior atrapalhem o funcionamento da motocicleta.

Problemas com esses componentes irão causar inúmeros transtornos para o motociclista, causando mau funcionamento de alguns componentes ou até mesmo danos irreversíveis.

Para adquirir retentores que sejam de qualidade comprovada, escolha a Vedamotors!

A Vedamotors trabalha com tecnologia e inovação em cada produto, inclusive nas peças mais pequenas, como os retentores. Nossa produção é feita desde a matéria-prima, permitindo maior controle sob os processos e proporcionando um produto final de excelência.

Os retentores produzidos pela VEDA possuem resistência e durabilidade, proporcionando ao mecânico e ao piloto maior garantia do funcionamento da peça.

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