FAQ
LINHA ELASTÔMEROS VEDA
Olá! Buscamos elucidar as dúvidas mais frequentes recebidas por nosso time de atendimento e suporte técnico.
Apostamos na transparência e compreensão dos nossos produtos e serviços para que suas atividades possam fluir naturalmente, com a produtividade em alta.
Nos tópicos abaixo, você encontra as principais dúvidas sobre a nossa linha de elastômeros, que compreende, dentre outros produtos: retentores, guarnições e buchas da coroa.
Aproveite os materiais!
O que é um retentor de moto?
Um retentor de moto é um componente crucial para o bom funcionamento do motor e outras partes móveis da motocicleta. Ele é responsável por reter fluidos, como óleo ou graxa, dentro de uma parte específica, impedindo que escapem e garantindo o correto funcionamento dos componentes.
No contexto das motopeças, um retentor pode ser encontrado em várias partes da moto, como no motor, na transmissão, na suspensão e em outras áreas onde a contenção de fluidos é necessária para evitar danos e garantir a eficiência do veículo. Ao escolher retentores, é essencial considerar a qualidade e a compatibilidade com o modelo da moto para um desempenho adequado.
Quais tipos de retentores a VEDA tem no portfólio?
Você pode conferir no vídeo que preparamos para você ou seguir com a leitura.
Aqui na VEDA, classificamos os retentores para motos em 3 principais grupos:
- AXIAL: é o retentor de bengala, também chamado de garfo ou suspensão, aplicado entre a canela e o cilindro da suspensão da moto. A função dele é dosar a passagem de óleo na suspensão, impedir vazamentos e a entrada de sujeira.
- ROTATIVO: são os retentores essenciais em sistemas mecânicos para que o óleo seja retido no lado interno do conjunto, evitando vazamento. São aplicados principalmente no motor, nos eixos de embreagem, pedal de partida, virabrequim, pinhão e pedal de câmbio.
- VEDAÇÃO DE VÁLVULA: aqui estamos falando dos retentores de haste de válvula. Eles fazem a dosagem de óleo entre a guia e a válvula durante o funcionamento do motor, garantindo uma combustão eficiente.
Por que não devo cortar a mola de um retentor?
Assista ao vídeo ou continue a leitura.
Qualquer alteração, como cortar a mola, modifica o projeto original e pode comprometer o funcionamento do retentor e de outras peças da moto.
A mola de um retentor é projetada para fornecer uma tensão específica, garantindo a dosagem de óleo e a vedação adequada. Com a mola cortada, vai acontecer pressão excessiva, aumentando o risco de vazamentos e desgaste prematuro dos componentes.
Por exemplo: em um retentor de suspensão, uma mola cortada vai apertar mais que o necessário. Ao invés de dosar o óleo, acaba sobreaquecendo a bengala. Com isso, a suspensão da moto vai desgastar mais rápido ou o retentor vai apresentar vazamentos.
Então já sabe: se o retentor tem mola, deixe a mola trabalhar. 🙂
O que um retentor com defeito por causar?
Um retentor de moto desgastado ou com defeito pode causar uma série de problemas que afetam o desempenho do motor e outros componentes da moto:
Vazamento de fluidos: o principal papel do retentor é evitar vazamentos de fluidos, como óleo ou graxa. Retentor danificado e com vazamento pode levar a uma diminuição do nível de lubrificação e causar danos ao motor e outras peças.
Aquecimento excessivo: a perda de óleo devido a um retentor defeituoso pode resultar em aquecimento excessivo do motor. O superaquecimento pode causar danos graves aos componentes internos do motor e afetar o desempenho geral da motocicleta.
Desgaste prematuro de peças: a falta de lubrificação e a presença de impurezas nos fluidos podem acelerar o desgaste de peças móveis, como rolamentos, engrenagens, haste da válvula, bengala. Isso pode levar a reparos mais frequentes e custosos.
Quais são os materiais comuns usados na fabricação de retentores?
Os retentores de motocicleta são geralmente feitos com materiais como borracha nitrílica para vedação eficaz, Viton para resistência a altas temperaturas, PTFE (Teflon) para baixo atrito, aço inoxidável para molas internas. Esses materiais proporcionam durabilidade, resistência ao desgaste e vedação eficiente, contribuindo para o bom desempenho das motocicletas.
Qual a forma correta de armazenamento dos retentores VEDA?
Os retentores da VEDA são embalados em uma cartela para ficarem bem protegidos do ambiente externo. Eles podem ser pendurados ou armazenados empilhados um sobre os outros. Não apoie outros produtos ou objetos sobre os retentores, pois o peso excessivo pode danificá-los.
Para garantir o desempenho eficaz dos retentores na instalação, recomendamos cuidados adicionais:
Ambiente ideal: armazene os retentores em um local limpo e seco, longe de contaminantes.
Proteção contra luz solar: evite exposição direta à luz solar para materiais sensíveis.
Temperatura estável: mantenha uma temperatura estável no ambiente de armazenamento, evitando variações extremas.
Rotação de estoque: siga o princípio “primeiro a entrar, primeiro a sair” para usar os retentores mais antigos primeiro.
Essas práticas garantem a preservação das propriedades dos retentores, assegurando eficiência e durabilidade durante a instalação.
Quero conhecer o portfólio completo dos retentores VEDA, com código e aplicação.
Você pode conferir em nosso catálogo online, que está sempre atualizado com lançamentos, neste link aqui.
Por que devo utilizar retentores VEDA?
Os retentores VEDA são fabricados 100% aqui em nosso parque fabril, da matéria-prima ao produto final. Estudos e investimentos em máquinas estão sendo feitos constantemente para aprimorar cada vez mais a qualidade e a tecnologia dos nossos retentores.
Assista aqui ao processo de fabricação do retentor:
Temos controle de todo o processo, monitoramento de qualidade e bateria de testes, com time de engenheiros especializados em borracha.
Variedade de tamanhos: nosso portfólio oferece diferentes tamanhos e designs para centenas de motos do mercado. Uma variedade de opções para atender a sua necessidade.
Matéria-prima fabricada em casa: com a nova planta de elastômeros, fabricamos o próprio composto em borracha. Autonomia e controle de qualidade em todo o processo produtivo.
Fabricação nacional: nossos retentores são produzidos em nosso parque fabril, com um time de engenheiros focados nessa linha. Todos os lotes passam por testes em laboratório e em campo, com motociclistas. Tudo para garantir que o produto chegue até você nos padrões de qualidade VEDA.
Os retentores de bengala precisam ser substituídos em pares, mesmo que apenas um esteja com defeito?
Assista ao vídeo ou continue a leitura.
Sim, substitua o par. A importância de trocar ambos os retentores das bengalas da moto está na sinergia entre esses componentes. As duas bengalas funcionam de forma coordenada para proporcionar uma pilotagem suave e equilibrada.
Quando um dos retentores está desgastado em um lado da bengala, isso cria um desequilíbrio no atrito durante a pilotagem e gera uma carga de trabalho desigual nas bengalas. A diferença de desgaste pode se propagar rapidamente para o retentor do lado oposto, levando a um desequilíbrio ainda maior.
Por que a VEDA vende os retentores de haste de válvula em pares?
É importante que seja feita a substituição dos dois retentores de haste de válvula durante a manutenção da moto, pois os retentores trabalham em conjunto para garantir um equilíbrio adequado na vedação das válvulas.
A troca conjunta previne vazamentos de óleo, já que os retentores impedem que o óleo do cabeçote do motor alcance a câmara de combustão. Se apenas um retentor for substituído, a diferença no desgaste pode resultar em vazamentos, comprometendo a eficiência do motor e exigindo intervenções adicionais no futuro.
A troca simultânea dos retentores de haste de válvula não apenas assegura o funcionamento adequado do motor, mas também oferece benefícios econômicos e promove uma manutenção simétrica e eficiente a longo prazo. Além disso, para a troca de um retentor de haste, é preciso desmontar o cabeçote da moto, o que exige um tempo de trabalho do mecânico. Então é melhor garantir uma troca conjunta do que precisar refazer todo o procedimento em pouco tempo. Quer ver como funciona? Mostramos o passo a passo neste vídeo:
Como evitar danos aos retentores ao lavar a moto?
Ao lavar sua moto é essencial adotar cuidados para evitar danos aos retentores que ficam expostos:
- Evite direcionar jatos de água de alta pressão diretamente nos retentores, pois a pressão excessiva pode comprometer a vedação.
- Use produtos de limpeza suaves e específicos para motocicletas, evitando solventes agressivos que possam danificar os retentores.
- Enxágue a moto com moderação para evitar a entrada excessiva de água em áreas sensíveis do motor e da suspensão.
- Utilize escovas macias e esponjas não abrasivas para evitar arranhões e danos aos retentores durante a limpeza.
- Preste atenção aos detalhes, removendo qualquer acúmulo de sujeira ao redor dos retentores, especialmente na suspensão dianteira.
- Após a lavagem, seque completamente a moto para evitar áreas molhadas que podem contribuir para a corrosão e afetar os retentores.
Essas práticas cuidadosas ajudam a preservar a integridade dos retentores, contribuindo para a durabilidade e desempenho contínuo da moto.
Sobre retentores de haste, qual a diferença entre o azul, marrom e verde?
Para algumas aplicações, o catálogo da VEDA oferece três tipos de retentores de haste.
O modelo de cor verde segue as mesmas especificações do padrão original. O modelo azul possui duas molas, é uma opção que oferecemos ao mercado para uma durabilidade ainda maior. E o modelo marrom é produzido com um composto alternativo, muito procurado por oferecer um ótimo custo-benefício.
Evite associar a cor à função do retentor. A coloração é meramente uma consequência da pigmentação e não afeta as características mecânicas e operacionais da peça. O importante é que o retentor seja compatível com o modelo da moto, seja qual for a cor.
A VEDA oferece garantia para os retentores?
Sim! Todos os retentores da VEDA têm garantia contra defeitos de fabricação. O prazo é 90 (noventa) dias a partir da emissão da nota fiscal.
O procedimento é simples e digital, e pode ser realizado também pelo celular.
Quem deve acionar a garantia? 👉 A garantia deve ser solicitada pelos nossos clientes diretos, ou seja, distribuidores e lojistas que compram direto da fábrica. Por isso, pedimos aos aplicadores mecânicos que tiverem algum problema com nossos produtos, converse com o lojista onde a peça foi comprada. Importante: leve junto a NF de compra ou cupom fiscal.
🔗 Confira a página de garantia em nosso site: vedamotors.com.br/garantia-veda
A garantia não apenas proporciona tranquilidade aos clientes, mas também demonstra o compromisso da VEDA com a qualidade e durabilidade de seus produtos. Ela serve como um respaldo, indicando que a empresa confia na integridade de seus retentores e está disposta a remediar qualquer problema relacionado a defeitos de fabricação que possam surgir dentro do período especificado.
Posso utilizar uma arruela para calçar o coxim da tampa de válvula?
Não. A utilização de arruelas no coxim da tampa de válvulas de uma moto causa problemas como:
Espaço e ajuste inadequados: as arruelas podem alterar a altura do coxim, causando desalinhamento ou pressão incorreta sobre a tampa de válvulas. Isso pode resultar em vazamentos de óleo, mau funcionamento das válvulas ou até mesmo danos ao motor.
Projeto e especificações do fabricante: os coxins de tampa de válvulas são projetados para operar SEM arruelas adicionais. Os fabricantes de motocicletas projetam suas peças levando em consideração as tolerâncias e especificações necessárias para o correto funcionamento do motor.
Riscos de segurança: introduzir peças não projetadas ou recomendadas pelo fabricante pode comprometer a segurança e a eficiência do motor. Isso pode resultar em falhas inesperadas ou redução da vida útil dos componentes.
Posso reutilizar o coxim após abrir a tampa de válvulas?
Não é recomendado reutilizar o coxim da tampa de válvulas de uma moto após abrir o motor, por algumas razões:
Desgaste e compressão: os coxins são peças de borracha que sofrem compressão ao longo do tempo e do uso. Ao abrir o motor e remover o coxim, ele pode ter perdido sua capacidade de compressão ou estar desgastado, o que vai comprometer sua eficácia em isolar vibrações e absorver impactos.
Integridade estrutural comprometida: a desmontagem do motor pode afetar a integridade estrutural do coxim, tornando-o menos capaz de suportar as tensões e vibrações do motor de maneira eficaz. Isso pode levar a falhas prematuras ou mau funcionamento do motor no futuro.
Vedação comprometida: o coxim é responsável por auxiliar na vedação e estabilidade da tampa de válvulas. Reutilizar um coxim comprometido pode resultar em vazamentos de óleo, entrada de sujeira ou ar não filtrado no motor, o que pode causar danos ao funcionamento adequado do motor.
Garantia de desempenho: ao montar um motor após reparos ou manutenção, é fundamental garantir que todas as peças estejam em condições ideais para garantir o desempenho e a confiabilidade do motor.
Qual é o aperto ideal do coxim da tampa de válvulas?
Cada moto pode ter um torque diferente, por isso é sempre necessário consultar no manual do fabricante. O uso de torquímetro é indispensável para evitar danos ao coxim. Apertar os parafusos da tampa de válvulas com excesso de torque pode causar deformações no coxim ou até mesmo sua ruptura. Por outro lado, aplicar torque insuficiente pode não garantir uma vedação adequada, levando a vazamentos de óleo ou ar.
As orientações para não utilizar arruela, não reutilizar coxim e a necessidade de aplicar o torque adequado acompanham a embalagem do Kit Vedação – guarnição e coxins numa única embalagem – que a VEDA oferece ao mercado, conforme a imagem abaixo:
Por que devo utilizar torquímetro na instalação de um novo coxim na tampa de válvulas?
O torquímetro é uma ferramenta que permite aplicar um torque específico aos parafusos. Cada componente do motor tem um torque recomendado pelo fabricante para garantir a vedação correta, a distribuição uniforme da pressão e a integridade estrutural. O uso inadequado de torque pode causar excesso de compressão no coxim ou não garantir a vedação adequada, levando a vazamentos ou danos ao coxim.
O mesmo torque aplicado nos parafusos da tampa de válvulas garante que a pressão seja distribuída de maneira igual sobre o coxim, evitando pontos de pressão excessiva que poderiam danificar a peça. Também aumenta a longevidade do coxim, garantindo seu bom funcionamento ao longo do tempo. Isso contribui para o desempenho adequado do motor e evita problemas futuros.
Qual o material utilizado pela Vedamotors na fabricação do coxim da tampa de válvula?
A Vedamotors fabrica o próprio composto para produzir os coxins, produzidos com borrachas de alta qualidade, que garante melhor absorção de choque e reduz a transferência de vibrações indesejadas para outras partes do motor. A borracha de alta qualidade tende a ser mais durável e resistente ao desgaste, garantindo uma vida útil mais longa para o coxim. Isso é fundamental, pois o coxim está constantemente sujeito a pressões, temperatura e movimentos do motor.
Também mantém melhor sua forma e estabilidade sob diferentes condições de temperatura e pressão, o que é essencial para garantir a vedação adequada da tampa de válvulas. Uma vedação inadequada pode resultar em vazamentos de óleo ou entrada de sujeira no motor.
O que é o coxim da tampa de válvulas?
O coxim é uma peça de borracha localizada na tampa de válvulas da moto que desempenha um papel crucial de vedação do motor.
Quando devo trocar a guarnição da tampa de válvulas?
A troca da guarnição deve ser feita em alguns casos específicos:
- Troca de peças do motor: sempre que o motor for aberto para qualquer troca de peças, o indicado é realizar a troca da guarnição da tampa de válvulas junto. Os coxins da tampa de válvula também sempre devem ser trocados, para garantir o aperto correto.
- Manutenção programada: os principais fabricantes de motocicleta recomendam a conferência e regulagem das válvulas a cada 4.000 km rodados. Desse modo, sempre que for feita a manutenção preventiva das válvulas, a guarnição deve ser trocada por uma nova.
- Sinais de desgaste: a guarnição da tampa de válvulas deve ser trocada sempre que forem visualmente verificados sinais de desgaste como rachaduras, deformações, ressecamentos. Sinais como esses demonstram que a guarnição já não tem capacidade de vedação eficiente e pode levar ao vazamento de óleo no motor.
- Vazamento de óleo: o vazamento de óleo acontece quando a guarnição já está gasta ou danificada. Você irá observar o vazamento ao redor da tampa de válvula, sendo um indicativo de que a vedação não está funcionando e a troca da guarnição é necessária.
Preparamos um vídeo mostrando o passo a passo da troca de uma guarnição da tampa de válvula da CG 150. Confira:
A guarnição pode ser reutilizada?
Não. Ao longo do tempo, a guarnição sofre desgaste devido às condições de operação do motor, como variações de temperatura e pressão. Existem algumas razões pelas quais geralmente não se deve reutilizar a guarnição da tampa de válvulas:
- Compressão irregular: com o tempo, as juntas de vedação podem perder sua capacidade de compressão uniforme devido à exposição a altas temperaturas e pressões. Reutilizar uma junta usada pode resultar em uma compressão irregular, comprometendo a vedação e levando a vazamentos.
- Dano ou deformação: ao remover a tampa de válvulas, é possível danificar ou deformar a junta existente. Pequenas imperfeições podem não ser visíveis a olho nu, mas podem comprometer a capacidade da junta de selar adequadamente.
- Material envelhecido: as juntas de vedação são frequentemente feitas de materiais que podem se deteriorar ao longo do tempo devido à exposição a óleo, calor e outros elementos. Reutilizar uma junta envelhecida pode resultar em perda de elasticidade e capacidade de vedação.
- Risco de vazamento: se a junta não estiver em perfeitas condições, há um risco significativo de vazamento de óleo ou outros fluidos do motor. Isso pode levar a problemas mais sérios, como superaquecimento do motor ou danos aos componentes internos.
Mesmo que tenha rodado por pouco tempo, a borracha da guarnição tem memória elástica. Ou seja: ela adquire um novo formato após instalada. Então, sempre que a tampa de válvulas for aberta, é necessário fazer a substituição.
Qual a matéria-prima ideal para a produção de uma guarnição?
A guarnição da tampa de válvula deve ser composta de um material flexível – geralmente borracha – que é comprimido quando a tampa é apertada contra a cabeça do cilindro. Isso cria um selo hermético, impedindo que o óleo escape ou que impurezas externas, como poeira e sujeira, entrem no motor.
A análise do material da guarnição da tampa de válvula é muito importante, pois esse é um dos fatores decisivos para você ter um produto de alta duração e de qualidade na sua motocicleta. Uma borracha de excelente qualidade consegue suportar o contato com o óleo lubrificante, com a pressão e com o aquecimento gerado pelo motor sem sofrer deformações.
A VEDA fabrica o próprio composto da guarnição para garantir padrões excelentes de qualidade e desempenho.
Quais cuidados devem ser tomados na instalação da guarnição?
O primeiro passo para um bom funcionamento da guarnição é tomar cuidados pontuais no momento da instalação:
- Verifique se a tampa de válvulas possui empenamentos ou danos no perfil de instalação da guarnição.
- Certifique-se de que não há danos nas faces do cabeçote.
- Não aplique cola na montagem da guarnição, pois ela pode agredir os componentes do produto e provocar perda das propriedades originais do composto – gerando ressecamento e possíveis vazamentos no motor.
- Utilize um torquímetro para fazer o aperto dos parafusos da tampa.
Para facilitar o dia a dia do mecânico, algumas guarnições da VEDA incluem na embalagem um folheto que indica o torque especificado para os principais modelos de moto:
Isso é o que garantirá a vida útil da guarnição, protegendo de vazamentos e entrada de sujeiras.
Usar cola ajuda na vedação da tampa de válvulas?
Não. Pelo contrário: cola, silicone ou outro componente químico danificam a borracha da guarnição. Ao invés de proteger, vai acabar prejudicando a vedação, diminuindo a vida útil e causando vazamentos.
Além disso, a cola pode deixar resíduos na tampa que exigem materiais pesados na limpeza durante a manutenção, o que pode causar danos irreversíveis na tampa de válvulas.
Como saber se devo substituir a bucha da coroa?
Um indicativo é o aumento de barulhos e ruídos ao transitar com a moto. Mas, para ter certeza, basta girar a coroa no sentido da rotação da corrente de transmissão. Com esse movimento, espera-se que a roda acompanhe, pois o ideal é que ela esteja fixa.
Entretanto, se você sentir que está solta ou facilmente manipulável, chegou o momento da instalação da bucha da coroa nova.
Quando a bucha está adequada, a coroa não tem espaço para se movimentar no cubo do interior da roda. Essa movimentação acontece porque a bucha não consegue mais aderir perfeitamente à coroa, sinalizando desgaste.
Como devo fazer a instalação da bucha da coroa?
Temos um vídeo mostrando o passo a passo da instalação da bucha da coroa, com dicas importantes durante essa etapa! É 1 minutinho, confira:
O que causa o desgaste na bucha da coroa?
O simples desgaste ao longo do tempo e do uso é uma causa comum. À medida que a moto percorre uma certa distância, as peças móveis, como a bucha da coroa, podem sofrer desgaste devido à fricção e ao movimento constante.
A presença de sujeira, areia, água ou outros contaminantes pode contribuir para o desgaste prematuro da bucha da coroa. A entrada desses elementos pode ocorrer quando a moto é usada em condições adversas ou quando as proteções não estão em boas condições.
Se a corrente estiver muito apertada ou frouxa, isso pode colocar pressão adicional na bucha da coroa. Um ajuste inadequado da corrente pode levar a um desgaste mais rápido da bucha e, em alguns casos, danificar outros componentes do sistema de transmissão.
Impactos fortes, como saltos, quedas ou batidas na roda traseira, podem causar danos à bucha da coroa.
Qual a matéria prima ideal para a bucha da coroa?
O material mais adequado para a produção da bucha da coroa é a borracha, pois desempenha melhor a função de reduzir de fato os impactos. Materiais como PVC – menos resistentes ao calor e atritos – ou NYLON – mais rígidos – não proporcionam o mesmo desempenho, pois acabam desgastando outros componentes, tendo menor durabilidade e gerando prejuízos.
Fabricamos o próprio composto em borracha das buchas da coroa, aqui em nossa Planta de Elastômeros. Ou seja, temos controle de todo o processo de fabricação, da matéria-prima ao produto final.
ENTRE EM CONTATO
LINHA ELASTÔMEROS VEDA
Se a sua dúvida não está sendo respondida nesta página, não se preocupe!
Mande um alô para nós que estamos aqui para ajudá-lo. Como prefere?
E-mail: suporteveda@vedamotors.com.br
Ligação: +55 47 3411 0500
WhatsApp: +55 47 3411 0500
COMPRE CONOSCO