Vai comprar uma moto usada? Saiba como fazer a escolha certa!

Vai comprar uma moto usada? Saiba como fazer a escolha certa!

Assim como qualquer outro veículo, as motos começam a desvalorizar assim que saem da concessionária. Não é à toa que a venda de motos 0 km passou por uma freada brusca no início de 2022, enquanto o mercado de seminovos vem registrando um crescimento significativo desde 2021. Só que justamente pela alta demanda, comprar uma moto usada exige que o motociclista tome diversos cuidados para evitar um mau negócio. 

Mas, afinal, quais requisitos são realmente importantes ao avaliar uma moto seminova? Questões como ano de fabricação, registro de sinistros, quilometragem rodada e mecânica do motor precisam ser verificadas sempre? Posso me basear na tabela FIPE na hora de negociar o valor? Antes de mais nada, saiba que essas perguntas são muito comuns e, neste artigo, vamos tentar ajudar você a fazer a compra mais assertiva possível. Vem com a gente! 🏍️

Saiba o que avaliar ao comprar uma moto usada

Verdade seja dita, muitas das decisões de compra que tomamos hoje são baseadas na emoção e, para quem é apaixonado por um determinado modelo ou está em busca de uma cilindrada específica, grande parte das dúvidas comuns na hora de comprar uma moto usada vai simplesmente desaparecer. Afinal, o importante é levar a moto dos sonhos para casa!

Porém, quem está atrás do melhor negócio, quer a garantia do melhor custo-benefício e, claro, deseja evitar dores de cabeça e prejuízos na oficina, deve começar a avaliação com alguns pontos que fazem toda a diferença tanto para o desempenho da máquina quanto para a durabilidade dos componentes. Aqui, separamos algumas dicas valiosas que vão lhe ajudar a comprar uma moto usada fugindo das principais armadilhas.

  • Não quer aperto nas finanças? Cuidado com os preços e condições

Vamos começar pelo fator mais importante: o bolso. Se a ideia é dar uma moto que você já tem como parte do pagamento, vale dedicar um tempo para procurar a concessionária ou revenda que ofereça o maior valor possível na troca. Isso certamente vai aliviar o peso de um eventual parcelamento da quantia restante e dar mais flexibilidade para a negociação. 

Agora, se a decisão de comprar uma moto usada coincidir com a aquisição da sua primeira motoca, fique atento às condições de pagamento: é essencial não cair na tentação do famoso parcelamento a perder de vista sem colocar os juros e correções na ponta do lápis. No fim das contas, você pode acabar pagando duas vezes o valor da moto!

  • A quilometragem é, sim, um fator importante em motos usadas

Nesse caso, o hodômetro (medidor de quilometragem) é peça fundamental na avaliação de uma moto usada. Esse equipamento serve justamente para registrar quanto o veículo já rodou, e isso é importante porque, em geral, os itens de desgaste de uma motocicleta precisam de substituição com mais frequência do que os de um veículo de passeio.

Os hodômetros podem ser alterados para que a moto pareça muito menos rodada do que é. Por isso, além de conferir o que diz o hodômetro, busque por sinais visuais que indiquem um desgaste em pedais e guidão. Se existirem esses sinais, desconfie.

Muitos especialistas defendem que 36 mil quilômetros registrados são um bom parâmetro para o consumidor que quer evitar incômodos — na conta, é o equivalente a três anos de uso com rodagem de cerca de mil quilômetros por mês. Contudo, não é exatamente uma regra, já que o uso que o proprietário anterior fez do veículo também pode influenciar na qualidade e durabilidade do motor. Uma moto com alta quilometragem pode estar em ótimas condições de uso se o piloto era cuidadoso, então cada caso é um caso. 

  • Tente levantar uma estimativa dos custos de manutenção 

Outro ponto importante, que muitas vezes passa batido na hora de comprar uma moto usada, é o custo de manutenção que ela possui. Considere que algumas motocicletas de alta cilindrada têm um valor bastante atrativo na tabela FIPE, mas têm um custo de manutenção altíssimo com a troca dos itens de desgaste, como filtro de óleo, filtro de ar, pastilhas de freio e afins. 

Para se ter ideia, uma moto que usa um jogo de pastilhas de freio em cada roda demanda a substituição desses jogos de pastilha a cada 5 mil km. É um detalhe que, no longo prazo, pode dobrar o custo de manutenção anual da sua moto. Por isso, tente fazer um levantamento detalhado desses valores e, na dúvida, peça ajuda do vendedor ou do seu mecânico de confiança.

  • Motos modificadas

Motos mexidas são bem populares em todo o mundo. Por isso, se você prefere ter uma moto com configuração de fábrica para então modificá-la do zero, é um item a checar antes de comprar uma moto usada. Por outro lado, há os que gostariam de comprar uma já modificada, incluindo questões como remape, escapamento e amortecimento de direção. 

Independentemente da sua preferência, é importante levar em conta que hoje o mercado oferece soluções inovadoras que não envolvem corte de fios, falando da parte eletrônica, ou dispensam qualquer retificação do motor, em se tratando da parte mecânica da moto. 

No portfólio Vedamotors, por exemplo, você encontra produtos como Infinitum PRO, um módulo de potência que aumenta até 2.500 RPM o limite de rotação do motor, sem precisar cortar fios na instalação. Mostramos aqui o passo a passo da instalação deste produto plug and play.

Outra opção de destaque é o Kit Extreme para aumento de performance, potência e torque. Uma solução inovadora desenvolvida pela Vedamotors e que contém os produtos SVPRO e Kit Cilindro Big Bore.

O módulo SVPRO modifica o sinal do injetor de combustível, da bobina de ignição e também modifica o limite máximo de rotação do motor. A inovação, neste caso, é que, na instalação, não é necessário alterar o chicote original da moto e o módulo já vem mapeado para o kit cilindro correspondente. 

Já o Kit Cilindro Big Bore atua no aumento de cilindrada, sem necessidade de retificar componentes originais do motor. Ele vem preparado para o mecânico instalar! O kit cilindro completo vem com cilindro, pistão, anéis, pino, travas e kit superior de juntas.

Nossa engenharia testou o desempenho do kit na prática, no nosso dinamômetro, pra mostrar quais são os resultados. Clique aqui para conferir o comparativo das curvas de potência e torque nas motos Honda CG 160 e CRF 250 F.

Agora é só acelerar e aproveitar a motoca!

Se a moto que você escolheu passou por todos esses filtros e cuidados que apresentamos aqui, então você provavelmente tem tudo o que precisa para fechar um excelente negócio! E para garantir que a sua próxima troca seja tão bem-sucedida quanto a de agora, mantenha as revisões da sua nova motocicleta sempre em dia! Assim, fica mais fácil conseguir um bom valor por ela nas negociações futuras.

Ah, e se você quiser extrair o máximo de desempenho e garantir segurança e durabilidade nas peças de reposição na sua próxima revisão, não esqueça que a Vedamotors oferece um catálogo completo de peças para o motor, módulos eletrônicos e itens de reposição com a procedência e o padrão de qualidade superior que a sua moto merece! Fale com o seu profissional aplicador e exija Veda!

2 comentários em “Vai comprar uma moto usada? Saiba como fazer a escolha certa!”

  1. Interessante suas orientações. O certo é que quero comprar uma moto pop 110i de uso e precisava ler algum material que dissesse as principais coisas a ter em conta com uma explicação simples. Grato por isso

    1. Olá, Ronald! Ficamos felizes por ter te ajudado, esperamos que encontre a moto que está buscando em boas condições. Lembre-se sempre de fazer a manutenção preventiva, como a troca de óleo e outros componentes importantes pra garantir a vida útil do motor. Aqui no blog temos outras dicas e orientações sobre isso também. Conte com a VEDA, um abraço! 😀

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