Fuel controller, SV100 e Infinitum: saiba como fazer a instalação no chicote Honda

Quem conhece a linha de eletrônicos da VEDA já percebeu que os novos módulos têm uma coisa em comum: a praticidade da tecnologia plug and play — que não só facilita a aplicação, mas também dá mais segurança e agilidade para todo o processo de instalação dos módulos Vedamotors, dispensando cortes, emendas e qualquer outro procedimento mais complexo. 

Contudo, alguns itens de performance que já ofertamos ao mercado há mais tempo — e que são muito utilizados por motociclistas no Brasil e na América Latina — acabam exigindo o corte de fios da moto no momento da instalação. E sabemos bem que lidar com essa parte elétrica pode deixar muitos usuários e mecânicos com dúvidas. É por isso que vamos ajudar você com a instalação do Fuel Controller, SV100 e Infinitum no chicote Honda. Vem com a gente!

Entendendo o processo de aplicação do Fuel Controller 

Para começar esse papo, vamos falar um pouco sobre o módulo Fuel Controller. Ele faz parte da nossa linha de eletrônicos, trabalha em paralelo com a injeção original (ECU) e permite a alteração de tempos de injeção de combustível, de pontos de ignição e de limites originais de corte através de um display instalado diretamente na motocicleta

Assim como os outros módulos de performance da VEDA, ele opera com base no sinal de alguns sensores — como o TPS, o sensor da bobina de pulso, do bico injetor, da bobina de ignição, do pós-chave e GND, por exemplo. Na prática, atua gerando novos sinais para o injetor e a bobina de ignição, o que contribui para uma melhora no rendimento e na performance do motor. Para ajudar, separamos um diagrama da instalação do chicote para as motos monocilíndricas nacionais Honda, olha só:

Esse é o módulo que mais utiliza fios na instalação e, por isso, é importante que o aplicador tenha uma atenção redobrada. Na imagem acima, podemos perceber os fios que precisam ser cortados (o alicate indica o ponto) e os que exigem apenas uma união no chicote da moto. Basicamente, o processo envolve a alteração do chicote original. 

Pra te mostrar na prática como funciona, preparamos um tutorial de instalação. Confere no vídeo: 

Agora vamos retomar aqui o passo a passo indicando todos os procedimentos. Você pode utilizar esse artigo como um guia ou manual, mas se tiver qualquer dúvida, nosso suporte técnico está sempre disponível para auxiliar. É só chamar clicando aqui

A instalação é realizada próxima ao conector da ECU, que varia de localização a depender do modelo da moto, por exemplo: na CRF é possível encontrá-lo na lateral esquerda, já na CG ele fica posicionado embaixo do banco. Depois de localizar o conector da ECU, começa a parte mais complexa e, com a ajuda do diagrama, vamos orientar você nesse processo, começando pelos pontos de união dos fios: 

  • O fio vermelho é ligado ao pós-chave e deve ser conectado no pino 1 da ECU;
  • O fio rosa, por sua vez, é ligado ao sensor TPS, no pino 5 da ECU;
  • O fio verde é ligado ao sinal da bobina de pulso, sendo o pino 12;
  • Na sequência, temos o fio de sinal do Sensor MAP, uma tecnologia utilizada exclusivamente no Fuel Controller. Aqui, o fio preto com listras vermelhas deve ser ligado ao pino 27 da ECU.
  • Já o fio preto do Fuel Controller é ligado diretamente ao polo negativo da bateria;

Na sequência, temos os pontos que exigem corte. Acompanhe:

  • Primeiro corte o fio da bobina de ignição, que é o pino 11, para emendar o fio amarelo no sentido à ECU;
  • O fio marrom é emendado no pino 11 sentido à bobina de ignição;
  • Agora corte o fio do bico injetor, que é o pino 16, para emendar o fio cinza sentido à ECU;
  • O fio branco é emendado no pino 16 sentido ao bico injetor. 
  • E por fim cortar o fio da sonda lambda, que é o pino 3, para emendar o fio amarelo com listra preta sentido a ECU;
  • O fio lilás é emendado no pino 3 sentido a sonda lambda.

Para os modelos de motocicleta sem sonda lambda, desconsiderar a ligação do fio amarelo com listra preta e o lilás.

Queridinho da casa: instalando o módulo SV100

Um dos módulos mais populares da casa, o SV100 é um aliado poderoso do piloto que busca qualidade, segurança e alta performance na moto. Em linhas gerais, é um módulo que também funciona em conjunto com a ECU da moto e atua principalmente no ajuste do tempo de injeção e do ponto de ignição e no aumento do limitador de rotação.

Ele chega até o aplicador em um kit completo, incluindo o módulo, o chicote, um cabo USB, botão de dois mapas, conector de emergência e manual de instalação. Deve ser instalado no chicote principal da moto, bem pertinho da ECU, seguindo as indicações e os diagramas presentes no manual da Vedamotors. 

Para este artigo, vamos pegar de exemplo o processo de instalação em uma Honda CRF 250F, cuja indicação é a seguinte: 

Aqui, o primeiro passo é identificar o local em que o aplicador pretende fixar o módulo, já que isso também vai determinar o comprimento do chicote do SV100. Daí em diante, ele deve ser instalado no chicote original da moto e todos os fios devem ser soldados para assegurar o bom desempenho do componente. Vamos aos pontos de união da fiação:

  • O fio rosa é ligado ao fio amarelo com detalhes prateados do chicote original, que é ligado ao sensor TPS;
  • O fio verde é ligado ao fio azul com detalhes amarelos, que é o fio da bobina de pulso;
  • O fio vermelho, por sua vez, é ligado ao fio preto do chicote original, que é o de alimentação de força;
  • Já o fio preto do SV100 é ligado diretamente ao polo negativo da bateria;

Visto isso, considere os pontos de corte:

  • O fio rosa com detalhes em preto, que sai da ECU original da moto (injetor de combustível), deve ser cortado e ligado ao fio cinza do SV100;
  • O fio branco é ligado na outra ponta do fio rosa com detalhes em preto, que continua para o chicote da motocicleta;
  • O fio preto com detalhes em verde do chicote original (bobina de ignição) deve ser cortado e conectado ao fio amarelo do SV 100;
  • O fio marrom, então, é emendado na outra ponta do fio preto com detalhes em verde, que continua para o chicote da motocicleta.

Vale lembrar que no nosso canal do YouTube você também pode conferir uma playlist completa com todos os detalhes sobre a instalação e a configuração do SV100, além de um material exclusivo de orientação de instalação feito especialmente para os aplicadores. Veja só: 

Para fechar, entenda a aplicação do módulo Infinitum

O módulo Infinitum permite estender em até 2500 RPM o limite de rotação de motos injetadas. Ele pode ser configurado pelo acelerador da moto em ciclos de 500 RPM e possui uma versão PRO, que já conta com a nossa tecnologia plug and play. Contudo, a versão regular ainda exige uma interferência um pouco mais intensa do aplicador. 
Tal como no SV100, ele também chega até nossos parceiros com todos os itens e componentes necessários para uma instalação segura e simplificada: módulo, conector de emergência, chicote de instalação e manual com diagramas específicos para cada modelo de moto compatível. Aqui, você confere um diagrama:

Para o processo de instalação, o primeiro passo é desligar o cabo negativo da bateria e afastá-lo dos componentes. Em seguida, encontre uma posição para a aplicação do módulo, tomando cuidado para não instalar o chicote ou posicionar o Infinitum em um local muito próximo à bobina de ignição ou ao cabo de vela. 

Com o local escolhido,

  • O fio vermelho é ligado ao pós-chave e deve ser conectado no pino 1 da ECU;
  • O fio rosa, por sua vez, é ligado ao sensor TPS, no pino 5 da ECU;
  • O fio verde é ligado ao sinal da bobina de pulso, sendo o pino 12;
  • Já o fio preto é ligado diretamente ao polo negativo da bateria;

Na sequência, temos os pontos que exigem corte. Acompanhe:

  • Primeiro corte o fio da bobina de ignição, que é o pino 11, para emendar o fio amarelo sentido à ECU;
  • O fio marrom é emendado no pino 11 sentido à bobina de ignição;
  • Agora corte o fio do bico injetor, que é o pino 16, para emendar o fio cinza sentido à ECU;
  • O fio branco é emendado no pino 16 sentido ao bico injetor. 

Elimine as sobras dos fios do chicote e solde as conexões com estanho para fazer as ligações, em seguida, realize um isolamento elétrico adequado nas junções. Uma boa dica é conferir bem todas as ligações, assegurando o desempenho. 

Ah, o Sanderson, nosso supervisor de vendas e especialista em módulos de performance, também preparou um vídeo completo com esses detalhes, indicando, inclusive, boas práticas para a configuração do módulo — etapa que deve ocorrer obrigatoriamente após a rotina de aplicação. Confira: 

E lembre-se: o suporte que você precisa para a instalação dos módulos Vedamotors está aqui!

Nosso compromisso com a qualidade e a alta performance das nossas soluções é absoluto e, por isso, oferecemos um portfólio completo, planejado para entregar o melhor em peças, soluções, componentes e módulos para pilotos e aplicadores no Brasil e no mundo inteiro. 

Além disso, é importante lembrar que nós também atuamos sempre na linha de frente para garantir que nossos clientes tenham todo o suporte técnico especializado que possam precisar. Isso significa que, quando pintar alguma dúvida sobre a aplicação ou configuração de nossas soluções, você pode contar com a gente: entre em contato!

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para seguir o canal da Vedamotors no YouTube e fique ligado aqui no blog para receber sempre em primeira mão as principais novidades e lançamentos da casa. E se quer saber mais sobre a nossa fábrica e nosso portfólio, visite nosso site!

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