Retentores de haste de válvula Vedamotors

Retentores são componentes essenciais da motocicleta, certo? Eles exercem a importante função de reter ou dosar fluídos, dependendo da aplicação. Quando falamos de retentores de haste de válvula, a qualidade do produto é um diferencial para que a câmara de combustão funcione sem complicações. 

E nesta linha de produtos a VEDA se destaca com fabricação própria e um amplo catálogo para as principais aplicações do mercado.

Para alguns modelos de moto, a Vedamotors oferece até 3 tipos de retentores de haste de válvula diferentes, e neste artigo você conhecerá cada um deles. Confira!

Quais as características de um retentor de haste de válvula?

O retentor de haste é uma pequena peça de borracha que fica localizada na haste da válvula. 

Esses retentores possuem a função de dosagem do óleo para lubrificar a movimentação da válvula na guia.

Sabemos que o motor e outras partes de uma moto, como a suspensão, não trabalham a seco. O uso de fluidos é essencial para poderem funcionar corretamente, sem fricção ou aquecimento excessivo.

No entanto, fluido demais também pode atrapalhar. Por isso, um retentor de haste de válvula em bom estado é fundamental para garantir a integridade do motor.

Como o retentor de haste de válvula trabalha?

O retentor de haste de válvula trabalha liberando uma pequena película de óleo para reduzir o atrito entre as peças.

Se a lubrificação não for adequada, o atrito constante irá desgastar o material e prejudicar o desempenho da moto. Por isso, ter retentor de haste funcionando perfeitamente é indispensável para a saúde da motocicleta.

Quais as diferenças entre os retentores verde, azul e marrom?

Apesar de possuírem a mesma função, a VEDA fabrica 3 tipos de retentores para algumas motos do mercado: verde, azul e marrom.

  1. O retentor de cor verde é considerado o padrão original. Essa coloração é a mesma utilizada pelos retentores originais, que vem junto com a motocicleta.
  2. O retentor de haste de válvula azul foi desenvolvido pela VEDA a partir de algo que o próprio mercado solicitava há alguns anos: uma opção com mola dupla. Ou seja, para reforçar a vedação e a dosagem de óleo, incluímos uma mola adicional no retentor, para ter ainda mais eficiência e durabilidade.
  3. Por fim, o retentor de cor marrom é um modelo que oferecemos ao mercado com um composto alternativo, muito buscado pelo custo benefício.
  • Confira esse vídeo explicativo sobre os diferentes retentores que a VEDA oferece: assista aqui!

Como um problema no retentor de haste de válvula afeta o funcionamento da moto?

Um retentor de haste de baixa qualidade pode fazer o motor da moto fumar por conta da liberação excessiva de óleo, ou até mesmo dificultar a lubrificação correta da válvula se estiver desgastado devido ao tempo de uso, causando o engripamento entre a válvula e a guia.

No caso da válvula, se ocorrer uma quebra em um momento de alta rotação, pode provocar a detonação de outras peças como pistão, cilindro e biela, por exemplo.

Ou seja, qualquer problema nesses dois componentes pode configurar falha no sistema e levar a pane do motor.

Posso trocar somente um retentor?

É importante que seja feita a substituição de todos os retentores de haste de válvula durante a manutenção da moto, pois os retentores trabalham em conjunto para garantir um equilíbrio adequado na vedação das válvulas.

Se apenas um retentor for substituído, a diferença no desgaste pode resultar em vazamentos ou ineficiência de lubrificação, comprometendo a eficiência do motor e exigindo intervenções adicionais no futuro.

A troca simultânea dos retentores de haste de válvula não apenas assegura o funcionamento adequado do motor, mas também oferece benefícios econômicos e promove uma manutenção simétrica e eficiente a longo prazo.

Embalagem prática válvula + retentor da Vedamotors

A embalagem contendo válvula e retentor é uma grande praticidade para o mecânico. Assim, quando for realizar a troca, ele tem as duas peças em uma embalagem só – de forma prática e rápida.

As válvulas da VEDA passam por processos para aumentar a resistência. Elas recebem diferentes tratamentos como têmpera, cromo e nitretação, que dão maior durabilidade.

Já o retentor VEDA, que vai na embalagem com a válvula, é fabricado com matérias-primas selecionadas e modernos processos de fabricação, seguindo os mesmos padrões de qualidade dos produtos originais, garantindo encaixe perfeito na válvula.

Confira mais sobre a embalagem prática de válvula e retentor da Vedamotors no vídeo abaixo:

Escolha sempre Vedamotors!

Os retentores de haste de válvula da VEDA são fabricados para atender as necessidades dos motociclistas e dos mecânicos.

Seja qual for a sua necessidade, a Vedamotors tem a solução. Além do retentor verde, azul e marrom, a VEDA possui um catálogo completo com tudo o que uma moto precisa. Acesse agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando