MOTO PARADA na QUARENTENA: Quais os cuidados?

10 de junho, 2020 Por: Marketing Vedamotors

Cuidados com a MOTO PARADA na QUARENTENA?
SIM, moto parada também precisa de manutenção!

Depois do sucesso do nosso primeiro podcast que tem esse mesmo tema (ouça clicando aqui), decidimos trazer mais algumas dicas essenciais para você dar aquele trato na sua moto durante esse período de quarentena. Vamos lá?

 

1. ÓLEO LUBRIFICANTE:

oleo lubrificante pode oxidar

O principal cuidado com o motor da moto parada, é com o óleo lubrificante. É indispensável uma atenção especial, pois pode oxidar e ficar contaminado quando a motocicleta acaba permanecendo parada por muito tempo. O óleo escorre para o cárter, deixando partes superiores do motor com uma lubrificação deficiente.
Nesse caso é importante atentar para o intervalo de tempo requerido para a troca do óleo, não a quilometragem rodada. Igualmente importante é utilizar o óleo recomendado pelo fabricante. 

 

2. FILTRO DE ÓLEO:

O filtro de óleo também é um componente de suma importância para o motor da sua motocicleta. Se o mesmo estiver contaminado e não for substituído pode assim contaminar o novo lubrificante. Por isso, também é essencial efetuar a substituição do filtro em intervalos regulares, independentemente da quilometragem.
Exemplo: para alguns modelos de baixa cilindrada dos principais fabricantes, mesmo que você tenha rodado somente 100 km nos últimos 6 meses, é recomendável que seja efetuada a troca do óleo e do filtro de óleo após decorrido este período.

 

3. RETENTORES:

Suspensão é um item de segurança

A suspensão da motocicleta é considerada um item de segurança. Atua para manter os pneus em contato com o solo, gerando aderência, controle, estabilidade e conforto. Os principais cuidados neste período de quarentena é, se possível, manter a motocicleta no cavalete central. Como a moto estará parada muito tempo numa mesma posição, seu peso estará concentrado unicamente em um ponto específico da suspensão. Tal posição poderá causar possíveis deformações nos retentores ocasionando vazamentos. Outro cuidado importante é quanto a impurezas. O acúmulo das mesmas pode ocasionar danos ao sistema de suspensão. Recomenda-se após a moto ficar parada por longos períodos a limpeza do sistema de suspensão para assim evitar danos aos componentes.

 

4. CUIDADOS COM O SISTEMA ELÉTRICO:

Durante longos períodos em que a motocicleta é mantida estacionada, um dos dispositivos do sistema elétrico que mais sofrem é a bateria. É natural a bateria perder carga com o passar do tempo. Devido à situação que nos encontramos no momento, este fato acaba passando despercebido pelo proprietário da moto. Além disso, o problema é agravado também devido às temperaturas reduzidas, principalmente no sul do país, onde é exigido maior carga da bateria para uma possível partida no motor. Considerando estas dificuldades encontradas pela bateria, o último agravante que pode ocorrer, é o proprietário tentar dar a partida na motocicleta com o nível de carga na bateria muito baixo de modo que não haja energia suficiente para o motor elétrico de partida vencer os atritos mecânicos de todo o conjunto de peças do motor e “matar” a bateria.

a bateria sofre com a moto parada

4.1. DICAS PARA CONSERVAR O SISTEMA ELÉTRICO:

De forma a evitar inconvenientes, como ficar sem o veículo em algum momento necessário, algumas dicas são fundamentais.
Então para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico e garantir uma boa vida útil da bateria, indicamos que:

• Ligue a motocicleta uma vez por semana por pelo menos 20 minutos em marcha lenta, garantirá a manutenção de carga na bateria e reduzirá o nível de oxidação em dispositivos como motor de partida e relé de partida, assim como, manterá o conjunto mecânico interno do motor lubrificado, permitindo menores esforços ao motor de partida e consequentemente, à bateria.

• Caso não seja possível ligar a motocicleta neste período, é recomendado carregar a bateria utilizando um carregador de baterias por pelo menos duas horas a cada duas ou três semanas, para manter o nível de carga ideal.

• Manter a motocicleta em local seco ou coberto para evitar oxidação em interruptores em geral, como chaves de ignição, chaves de luz, interruptores de partida, entre outros, assim como, nos dispositivos de sinalização e farol.

 

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