Filtro de ar da moto: importância, cuidados e dicas de manutenção

Quando falamos de combustão interna, é natural pensarmos em primeiro lugar na função que a gasolina — e a qualidade dela — desempenha para colocar a motoca em movimento. Só que, tão importante quanto o combustível, o oxigênio também é parte fundamental desse processo: a mistura de ar e combustível gera uma centelha capaz de movimentar o eixo principal do motor. E é justamente o filtro de ar da moto que entra em cena para assegurar qualidade e consistência desse ar que entra no motor.

Isso porque, naturalmente, o oxigênio carrega diversas partículas e impurezas minúsculas que, sem o filtro de ar da moto, entrariam diretamente na câmara de combustão, comprometendo a queima de gasolina, acelerando o desgaste dos componentes do cabeçote — como pistões, válvulas, guias e sedes — e, claro, prejudicando a performance da motocicleta.

A boa notícia é que um filtro bom e bem instalado consegue reter todos esses contaminantes por muito tempo enquanto permite que o ar passe livremente pelo sistema de admissão. Mas o filtro de ar da moto não dura para sempre e, por isso, precisa ser verificado, limpo e substituído como parte fundamental da rotina de manutenção e revisão. Neste artigo, a ideia é ajudar você nessa missão!

Entenda os riscos de negligenciar os cuidados com o filtro

Se você respirar diariamente um oxigênio repleto de fuligem, poeira e outras partículas, não vai demorar até que esses elementos entrem na corrente sanguínea e comecem a prejudicar o organismo, certo? Com a motocicleta, a filosofia é basicamente a mesma: com o tempo, essas substâncias causam danos diretos nos componentes internos do motor. Só para se ter uma ideia, alguns dos principais problemas podem envolver:

  • Desgaste prematuro dos componentes: como já explicamos lá no começo, quando o filtro de ar da moto não realiza a sua função, quem paga o preço são os componentes diretamente envolvidos no processo de combustão.
  • Amassamento das válvulas: por conta do acúmulo de impurezas comprimidas entre a válvula e o assento de válvulas no cabeçote, essas peças acabam sofrendo uma pressão muito maior do que a indicada, causando deformações. 
  • Danos aos pistões: o excesso de sujeira também pode causar esmerilhamento nas faces dos anéis do pistão, arranhando tanto as paredes do pistão quanto as paredes internas da camisa do cilindro, comprometendo o funcionamento e gerando faceamento.
  • Contaminação do óleo de motor: eventualmente, toda essa sujeira também pode acabar se misturando com o óleo lubrificante, alterando suas propriedades e aumentando o atrito de todas as outras peças que dependem da viscosidade correta.

Viu só como a coisa toda pode sair do controle se a manutenção do filtro de ar da moto for negligenciada? Temos um vídeo em que mostramos como trocar o filtro de ar, com dicas importantes de manutenção para evitar prejuízos maiores na sua motoca, olha só:

Mais saúde para a sua moto e para o seu bolso

Deu para perceber que a troca regular do filtro de ar da moto é um dos hábitos mais seguros para quem deseja preservar o motor e evitar dores de cabeça maiores. Sem contar que, quando o filtro começa a te deixar na mão, o aumento no consumo de combustível é uma das primeiras consequências que se manifestam, afetando especialmente quem usa a moto para trabalhar no dia a dia!

E com o preço da gasolina nas alturas, ninguém quer gastar mais do que o necessário para se locomover, certo? Por isso, sempre que a moto passar por uma visitinha na oficina, lembre-se de pedir para que o mecânico faça uma boa inspeção visual do filtro e, se necessário, realize a troca do componente.

Vale destacar que, apesar de não ser uma regra absoluta, grande parte das montadoras recomenda que o filtro de ar da moto seja substituído por um novo a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, isso não significa que ele não possa ficar coberto de sujeira antes disso — tudo vai depender do uso que você faz da moto e dos lugares em que você pilota!

Mas relaxa: além de possuírem alta resistência, os filtros de ar de qualidade também podem ser adquiridos por um preço bastante acessível, especialmente quando falamos em motos de cilindradas mais baixas. E, pensando mais uma vez em descomplicar o seu dia a dia, preparamos outro vídeo que faz uma comparação bem abrangente dos principais modelos disponíveis, confira:

Viu só? Qualidade em filtro de ar da moto é com a VEDA

Não é por acaso que a Vedamotors também é referência em filtros de ar de qualidade! Publicamos um estudo comparativo mostrando as diferenças e semelhanças dos filtros de ar disponíveis no mercado. Com as opções presentes no nosso catálogo, o piloto garante um motor mais limpo e livre de impurezas que possam comprometer o seu funcionamento de forma prematura. 

Adicionalmente, o filtro de ar Vedamotors é projetado com todas as características necessárias para o excelente funcionamento do motor, barrando quaisquer impurezas e deixando livre apenas a passagem de ar necessária para garantir a máxima performance do motor com durabilidade, segurança, resistência e garantia de procedência!

Em outras palavras, da próxima vez que for ao mecânico e ele indicar a necessidade de troca do filtro, exija o padrão de qualidade Vedamotors. Esperamos que nosso conteúdo tenha realmente ajudado e, se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos você por aqui!

Aproveite para seguir o canal da Vedamotors no YouTube e fique ligado aqui no blog para receber sempre em primeira mão as principais novidades e lançamentos da VEDA. Ah, e se quer saber mais sobre a nossa fábrica e nosso portfólio, fale com a gente!

3 comentários em “Filtro de ar da moto: importância, cuidados e dicas de manutenção”

    1. Olá, Djanilson! Agradecemos a sua mensagem, ficamos felizes por saber 🙂 se tiver qualquer dúvida ou sugestão pra outros artigos que possam te ajudar, só deixar aqui nos comentários! Um abraço do time VEDA 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando