Os principais equipamentos de segurança para motociclistas: 10 itens indispensáveis

A moto é utilizada para diferentes objetivos: como um meio de trabalho para muitos motoboys, como um veículo para transitar mais rápido nos centros urbanos, ou como um hobby para quem gosta de viajar longas distâncias. Qualquer que seja o caso, é fundamental usar equipamentos de segurança para motociclistas.

Esses itens de proteção ajudam os motociclistas a minimizar os riscos à sua integridade física. Afinal, os pilotos ficam mais expostos e precisam redobrar o cuidado com a prevenção para se protegerem de imprevistos que podem acontecer no trânsito.

Mas quais são esses equipamentos de segurança para motociclistas? Confira logo a seguir!

10 equipamentos de segurança para motociclistas

Equipamentos para o motociclista

1. Capacete

Vamos começar pelo item básico de segurança: o capacete. Ele protege a cabeça dos motociclistas em caso de queda e contra objetos que possam ir na direção do rosto.

Na hora de escolher um capacete, é importante buscar um capacete certificado, que se ajuste corretamente e cubra toda a cabeça – incluindo o queixo.

2. Jaqueta de motociclista

Uma jaqueta resistente, feita de materiais como couro ou tecido de alta resistência à abrasão, é fundamental para proteger o tronco, os braços e as costas em caso de queda. Existem jaquetas especialmente projetadas com armaduras nos ombros, cotovelos e coluna vertebral para oferecer uma proteção adicional.

3. Luvas

As luvas protegem as mãos do motociclista do motociclista contra o frio e chuva e também ajudam a melhorar a aderência ao guidão. Para aumentar a proteção, dê preferência para luvas feitas de materiais resistentes à abrasão, com proteções adicionais nas articulações.

4. Calças de motociclista

Calças específicas para motociclistas são projetadas para fornecer proteção adicional nas áreas vulneráveis – como quadris, joelhos e áreas de impacto. Para isso, procure calças feitas de materiais resistentes à abrasão e com proteções acolchoadas.

5. Botas

As botas de motociclista devem ser duráveis, resistentes à abrasão e ter uma sola antiderrapante para fornecer aderência ao pilotar. Com esses atributos, elas protegem os pés, tornozelos e parte inferior das pernas.

6. Protetor de coluna

Um protetor de coluna, também conhecido como colete de proteção, oferece suporte para a coluna vertebral e pode ajudar a prevenir lesões graves em caso de acidente. Existem diferentes tipos de protetores de coluna disponíveis, incluindo modelos embutidos em jaquetas e coletes separados.

Equipamentos para a motocicleta

7. Antenas protetoras contra cerol

As antenas protetoras contra cerol são hastes flexíveis instaladas nas extremidades do guidão da moto, com o objetivo de cortar linhas de cerol (mistura de cola e vidro moído) que, apesar de serem proibidas em algumas regiões do Brasil, ainda são usadas por pessoas para soltar pipas. Essas antenas ajudam a evitar que as linhas entrem em contato com o pescoço do motociclista, reduzindo o risco de lesões graves.

8. Protetores de mão

Os protetores de mão, também conhecidos como handguards, são peças instaladas nas extremidades do guidão para proteger as mãos e os punhos do motociclista. Eles podem ajudar a evitar lesões causadas por galhos de árvores, pedras e outros objetos que possam atingir as mãos durante a pilotagem.

9. Faróis auxiliares

A instalação de faróis auxiliares de alta potência pode melhorar a visibilidade do motociclista, especialmente em condições de baixa luminosidade ou durante a noite. Além disso, essa luz extra ajuda a tornar a moto mais visível para outros veículos e pedestres, reduzindo o risco de acidentes.

10. Sistema de freios ABS

Se a moto não tiver um sistema de freios ABS de fábrica, é possível instalar um sistema aftermarket. O ABS evita o bloqueio das rodas durante frenagens bruscas, aumentando o controle e a estabilidade da moto, principalmente em superfícies escorregadias.

Não esqueça da manutenção preventiva!

Acabamos de ver 10 equipamentos de segurança para motociclistas que contribuem para a segurança no trânsito. Porém, não podemos esquecer de outro ponto fundamental: o bom funcionamento da motocicleta.

Falhas no funcionamento da moto podem colocar os pilotos em risco durante a pilotagem. Portanto, é importante realizar manutenções preventivas e garantir que sejam usados peças e equipamentos de qualidade nesses momentos.

Você gostou das informações sobre os equipamentos de segurança para motociclistas? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando