Entrevista | Carlos Campano: 30 anos de amor ao motocross

Entrevista | Carlos Campano: 30 anos de amor ao motocross

A biografia do site da Yamaha Racing no Brasil já dá a letra: Carlos Campano é um recordista. Com 38 anos de idade recém celebrados, o piloto espanhol passou pelo menos 30 deles sobre duas rodas, participando de competições de motocross na Europa e, nos últimos dez, aqui no Brasil, onde conquistou o Pentacampeonato do Brasileiro de Motocross e consagrou-se entre os maiores campeões na história do esporte no país. 

Separado de casa por um oceano, Campano encontrou na equipe Yamaha Monster Energy Geração um novo lar e uma nova família. Não à toa, com o manto da Yamaha conquistou um total de 26 títulos em terras brasileiras, sempre contando com o imenso carinho dos fãs e amigos, e com o melhor da tecnologia nas motos que pilotava – usando, inclusive, produtos da Vedamotors para buscar os melhores resultados nas pistas!

Isso porque, aqui na VEDA, fomentar o esporte e as competições de motocross e motovelocidade é também uma forma de reforçar o nosso compromisso com qualidade e soluções de alta performance. Compartilhamos o orgulho de fazer parte do time de patrocinadores da equipe Yamaha e tivemos a satisfação de contribuir para a inspiradora trajetória de Carlos Campano, como o próprio piloto comenta neste vídeo:

Confira o nosso bate-papo especial com Carlos Campano

Depois de uma última corrida em solo nacional, que aconteceu na cidade de Rio Fortuna (SC), em setembro de 2022, Carlos Campano encerrou sua participação no motocross brasileiro e voltou para a Espanha, sua pátria de origem. E foi de lá que, com muita simpatia, conversou com a Vedamotors e concedeu uma entrevista exclusiva sobre sua jornada! Hoje, compartilhamos a entrevista com você: 

VEDA: Quando chegou ao Brasil com muitos objetivos, você imaginava que teria uma carreira tão vitoriosa como realmente foi?

Campano: Nunca imaginei que teria uma carreira assim no Brasil. O objetivo, no início, era integrar uma equipe competitiva da Yamaha, formada para tirar o jejum de 22 anos sem premiações na categoria principal. E foi assim que a Yamaha acabou se transformando na minha família, que me acolheu e me fez gostar muito do Brasil. E isso com certeza contribuiu para essa carreira longa e vitoriosa, e eu sou muito feliz por isso.

VEDA: Mudar de país acreditando nesse projeto com certeza foi desafiador. O apoio da equipe e das pessoas próximas a você foi importante para manter o foco e a motivação?

Campano: Com certeza foi um grande desafio. Eu moro fora de casa desde os 17 anos, mas uma coisa é você ser espanhol e viver na Itália, na Inglaterra e na Holanda — que, de avião, em uma hora você está em casa. Outra coisa é ir para o Brasil, que é muito longe da Espanha, do outro lado do oceano, e isso foi bem difícil. Mas a verdade é que eu gostei muito do país, fui muito bem tratado, tentei manter as pessoas próximas e continuei com o método de trabalho que já tinha dado certo na Europa, mantendo esse foco e essa motivação para conquistar todos os meus objetivos.

VEDA: Ter uma moto bem ajustada é um dos segredos para atingir bons resultados. Nesse sentido, como avalia o uso da GET? Ela ajuda a extrair a melhor performance em cada pista?

Campano: Com certeza. A GET contribuiu muito para as corridas no Brasil. É uma marca que eu já vinha usando há muitos anos pelo mundo… Poder contar com a GET com o apoio da VEDA foi ótimo para a minha performance no campeonato brasileiro. Para um piloto amador, a GET já faz muita diferença, consegue deixar a moto fácil de pilotar, ajeitadinha. Para um piloto profissional, então, nem se fala, é ainda melhor! Você consegue fazer exatamente o que gosta e precisa em cada pista. É por isso que, para mim, essa é uma das peças primordiais da moto. Sempre que viajo, a GET vai comigo. 

VEDA: Você acredita que o incentivo e o apoio de empresas é importante para a perenidade do motocross no Brasil e no mundo? Ajuda a elevar o nível das competições?

Campano: Com certeza! O apoio de empresas como a Vedamotors é muito importante para o motociclismo do Brasil. É uma empresa que, em parceria com a Athena, agrega muita qualidade aos seus produtos, ficando à frente dos concorrentes em nível mundial. Isso contribui para que os pilotos brasileiros possam evoluir com uma moto de alta performance, disputando qualquer campeonato sem se sentir menos preparados do que seus concorrentes.

VEDA: 2022 não terminou da maneira esperada, infelizmente… Apesar de não conquistar o hexacampeonato, qual o sentimento que fica por toda a trajetória no Brasil? Tem dimensão do legado que você deixa para a categoria?

Campano: Infelizmente não aconteceu da forma como eu pretendia terminar essa carreira no Brasil: um problema na última bateria me deixou de fora da disputa pelo hexa. Mas não posso ficar triste por isso. Minha trajetória foi incrível, com cinco vice-campeonatos e cinco campeonatos, brigando pelo título e vencendo corridas todos os anos. Avalio que a minha performance foi muito satisfatória. Não sei se há muitos pilotos que, ao longo de onze anos, sempre foram vitoriosos de alguma forma nas corridas de campeonato, e esse é um legado bem importante que vou deixar. Sempre me senti muito querido e acolhido pelos fãs brasileiros, tanto que a despedida foi muito emocionante. Também foi muito bom sentir o carinho da galera em todas as etapas dos campeonatos brasileiros. Isso me faz dar o máximo na pista, sempre de forma limpa e com muita garra. Penso que é isso que me define e eu acho que os amigos brasileiros gostaram disso, por isso sempre me senti em casa!

VEDA: Para os jovens pilotos, que estão começando agora e têm você como ídolo e referência, qual conselho você daria para que sigam com o sonho de um dia também serem grandes campeões?

Campano: Minha mensagem é a seguinte: se você, jovem, tem o sonho de ser um piloto, um campeão brasileiro, um campeão mundial, você precisa saber que o motocross é um esporte difícil que exige muito sacrifício — você vai precisar trabalhar muito, muito mesmo, para ter uma chance de chegar lá. Mas se você aprender a desfrutar deste trabalho duro em todos os momentos, se você conseguir se divertir ao longo dessa trajetória, você com certeza vai ter a garra necessária para brigar pelos seus objetivos.  

VEDA: E pra finalizar, que mensagem gostaria de deixar para os seus fãs brasileiros? 

Campano: Para os meus fãs brasileiros, eu quero deixar o meu muito obrigado. Acabei morando no Brasil por onze anos e tudo isso graças à Yamaha e aos fãs e amigos brasileiros, que fizeram com que eu me sentisse muito querido, que sempre torceram muito por mim. Graças a eles, tive forças para estar competindo longe de casa e tentando conquistar títulos importantes para a Yamaha. Muito obrigado, foi um prazer e, com certeza, vou passar por aí mais vezes nos próximos anos, já que essa terra vai deixar muita saudade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando