

FUNÇÃO
Essenciais para o funcionamento de uma máquina, os retentores são responsáveis por impedir a passagem de fluidos de um componente lubrificado para outro em que não é preciso lubrificação.
Sua principal função é reter diferentes tipos de fluidos, como óleo e graxas que precisam ser contidos na parte interior de um equipamento, evitando também a entrada de resíduos e impurezas do exterior, como areia, poeira e terra.
APLICAÇÃO
Utilizados em todos os segmentos em praticamente tudo o que precisa de movimentação mecânica, o retentor pode ser aplicado em:
– Motocicletas
– Caminhões
– Carros
– Ônibus
– Máquinas agrícolas
– Eletrodomésticos
– Aviões
– Máquinas industriais
O retentor cumpre a função de vedação em condição estática (em máquina parada) e condição dinâmica (máquina em movimentação), atuando na variedade de condições de temperatura e de meio externo conforme projeções feitas para a máquina. A vedação acontece pelo contato entre a aresta do lábio de vedação e o ponto de eixo da máquina.
PRINCIPAIS
PARTES DO RETENTOR

CONHEÇA
O CANTO DE VEDAÇÃO (CV)

CONHEÇA O
DIÂMETRO EXTERNO

LÁBIO DE PÓ (SL)

A IMPORTÂNCIA
DA LUBRIFICAÇÃO DO RETENTOR

A boa lubrificação é decisiva para a vida útil do retentor e proporciona também um menor desgaste. Sob nenhuma condição o eixo pode girar em seco. Portanto, é indispensável lubrificar o eixo e o lábio de vedação no momento da montagem. Importante: a lubrificação do retentor precisa utilizar um óleo de acordo com as especificações do fabricante. Não poderá ser utilizado óleo de motor na montagem e lubrificação do retentor. Nem todos os óleos são iguais, por isso existem diversas especificações e viscosidades diferentes. Óleos que não sejam especificados pelo fabricante podem interagir quimicamente e degradar a borracha.
O meio a ser vedado não é só lubrificante, mas também atua como refrigerante para dissipar o calor gerado pelo atrito. Por isso, deve-se garantir já nas primeiras voltas a lubrificação suficiente no canto do lábio.
O bom funcionamento da zona de contato do retentor com o eixo pode ser interrompido por:
- má rugosidade do eixo
- riscos, poros e outros danos no eixo e na vedação
- contaminação e produto de decomposição do meio
- endurecimento e fissuras no canto de vedação
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