Motor da moto fumando: o que pode ser?

Um problema comum que muitos motociclistas podem enfrentar no dia a dia são sinais de fumaça no motor. Popularmente, podemos falar em “motor da moto fumando”. Isso é um indicativo de que alguma coisa está errada, e quanto antes o piloto perceber, melhor!

Mas quais são os motivos que podem deixar o motor da moto fumando? E quais recomendações podem ser adotadas quando esse problema aparece e evitar prejuízos? Essas são algumas das dúvidas que você pode tirar ao longo deste artigo.

Confira tudo o que você precisa saber sobre o motor da moto fumando!

O que é motor fumando?

A expressão “motor fumando” é usada para indicar quando uma motocicleta começa a soltar fumaça – geralmente de cor branca – pelo escapamento. Trata-se de um sinal bem claro de que algo não está funcionando corretamente no motor da moto.

Quais são as possíveis causas para um motor da moto fumando?

Os problemas mais comuns associados ao motor da moto fumando incluem:

1. Não trocar o óleo lubrificante no prazo

Se a troca não for realizada regularmente, o óleo da moto acumula impurezas e acelera o desgaste dos componentes do motor.

2. Não realizar a inspeção e troca do filtro de ar

Uma das principais causas de desgaste prematuro do motor, pois com um filtro de ar sujo, impurezas são admitidas para o interior da câmara de combustão. Como consequência, temos a queima de óleo lubrificante.

3. Anéis de pistão desgastados

Os anéis de pistão são responsáveis por selar a câmara de combustão do motor. Se estiverem montados de forma incorreta – no YouTube da VEDA nós mostramos como deve ser feita a instalação dos anéis do pistão –, desgastados ou danificados, o óleo pode vazar para a câmara de combustão e ser queimado, causando fumaça. 

4. Válvulas desgastadas ou problema na vedação da haste de válvula

Válvulas desgastadas ou problemas na vedação da haste de válvula podem permitir que o óleo seja sugado para a câmara de combustão e queimado junto com o combustível – gerando a situação do motor da moto fumando. 

5. Junta do cabeçote danificada

Se a junta do cabeçote estiver danificada, pode ocorrer vazamento de óleo para a câmara de combustão, causando fumaça.

6. Problemas de carburação ou injeção de combustível

Se a mistura ar-combustível estiver desequilibrada devido a um problema no sistema de carburação ou injeção de combustível, isso pode levar à queima inadequada do combustível e à produção de fumaça.

7. Desgaste natural do conjunto

Quando os componentes do motor chegam ao final da sua vida útil, a moto pode apresentar queima de óleo – gerando o excesso de fumaça. É importante ressaltar que, dependendo do uso, algumas motocicletas podem ultrapassar os 100.000 km até apresentar queima de óleo.

Como resolver um motor de moto fumando?

Para resolver um problema de motor da moto fumando será necessário identificar e substituir os componentes desgastados. Para isso, a recomendação é levar a moto até um mecânico para fazer um diagnóstico do motor.

Veja só um breve passo a passo desse processo:

  1. Identificação da causa do problema
  2. Verificação dos níveis de fluidos para avaliar se existem vazamentos que precisam ser corrigidos
  3. Substituição de peças desgastadas – como válvulas ou anéis de pistão
  4. Correção de problemas de vedação, se houver vazamento de óleo
  5. Verificação e ajuste do sistema de carburação ou injeção de combustível

Como posso prevenir que o motor fique fumando?

Para evitar que o motor da sua moto fique fumando, a principal dica é seguir as recomendações e prazos de manutenção do fabricante da motocicleta. Isso inclui:

Você gostou das dicas para lidar com o motor da moto fumando? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando