Entrevista | Raissa Bazzani Felippe, Diretora de Relacionamento da Vedamotors

Marca de destaque no segmento duas rodas e líder na fabricação de juntas e sistemas de vedação no Brasil, a Vedamotors comemora 32 anos de fundação em 2023 e continua em evolução constante.

Também celebra 25 anos de sociedade com o Grupo Athena, da Itália, cuja união contribuiu para a evolução da empresa, atingindo um nível global com a vinda de novas tecnologias e processos.

Em entrevista para publicada na revista Dirt Action, a Diretora de Relacionamento da Vedamotors Raissa Bazzani Felippe contou um pouco da trajetória da empresa até aqui e falou sobre as projeções para o futuro. 

Confira abaixo!

Da – A Vedamotors comemorou recentemente 32 anos de fundação. Como foi a evolução da empresa nessas mais de três décadas, e na sua opinião, quais os momentos mais marcantes? 

A Vedamotors sempre esteve em crescimento, em constante evolução, em busca de melhores processos, através de novas tecnologias de produção (nosso DNA), parcerias estratégicas (compra de novas empresas), relacionamento com os nossos clientes, e no desenvolvimento das pessoas, que representam a nossa força no mercado.

Alguns marcos que destaco são a união com o grupo italiano Athena em 1998, o lançamento da linha de filtros e início da fabricação de elastômeros em 2001, o lançamento da linha motor em 2006, a fundação em sociedade com a Athena da unidade de comercialização na China em 2017, e em 2019 a mudança para um novo parque fabril.

Em 2019, um grande passo ao adquirir as operações eletroeletrônicas da Servitec, buscando alcançar novos mercados, e em 2023 a consolidação desta linha eletrônica e unificação com a marca Vedamotors.

Da – Neste ano vocês comemoram 25 anos de parceria com a Athena. Como foram esses anos distribuindo os produtos da marca internacional, e como ela contribuiu para a evolução da Vedamotors?

Além de ser uma grande potência do segmento, nós conseguimos acompanhar toda a evolução das empresas do grupo, dar passos mais rápidos e assertivos no mercado. Nós acompanhamos não apenas a parte técnica, mas também a evolução de cultura, pessoas, novos softwares, novos mercados (como motores elétricos ou a hidrogênio), e conseguimos com muita facilidade ter acesso a diversos fornecedores.

Além disso, o mercado reconhece a alta qualidade e performance dos produtos Athena. Temos orgulho da parceria principalmente por termos fundadores tão parecidos em relação aos valores e acredito que essa parceria de sucesso é possível pelo alinhamento que existe entre ambos os sócios e empresas.

Da – Vocês também têm parceria com outras grandes marcas internacionais, como a GET e a Selle Dalla Valle. Como tem sido trabalhar com essas empresas?

No caso da GET, por exemplo, é uma marca da própria Athena, é a unidade de negócios especializada na produção de ECUs e sistemas de aquisição de dados para gerenciamento de motores, que também coordena o projeto e desenvolvimento de software e firmware dedicados. A GET é o cérebro eletrônico do grupo, que hoje suporta toda e inteligência que os nossos produtos eletrônicos possuem.

A Athena possui uma divisão de negócios voltada à distribuição de marcas internacionais, a Selle Dalla Valle e outras marcas estão no seu portfólio. Nós da Vedamotors ainda estamos desenvolvendo esse projeto para conseguirmos ganhar mais espaço e igualar o nosso trabalho ao que hoje a Athena realiza na Europa e Estados Unidos.

Da – A empresa atende quase 20 países, com mais de 10 mil produtos e conta com 120 mil peças produzidas por ano. Como é trabalhar com tanta intensidade?

É ter um propósito muito claro, um propósito de inspirar as pessoas para criar e acelerar. Acredito que essa frase fala por si só. Nós nunca paramos, queremos sempre inovar, trazer novas soluções para o mercado, para as nossas pessoas e para os nossos clientes. Temos muita determinação em tudo que fazemos.

Estamos constantemente implantando novos controles produtivos e investindo fortemente na fabricação dos nossos produtos, temos orgulho de ser uma indústria em um segmento tão competitivo quanto o nosso, e trabalhamos para nos manter no mercado e ser reconhecidos pelo que sabemos fazer de melhor.

E não poderia deixar de mencionar a importância de ter um time capacitado e motivado para fazer tudo isso acontecer. Nós temos um planejamento bem estruturado que é desenvolvido em três pontas, uma que são as pessoas (experiência), outra que são os times (cultura) e a terceira que são os processos (inovação).

É intenso, mas é mais gratificante ver os resultados que conseguimos alcançar trazendo maior força para a nossa marca.

Da – Vocês são considerados um dos principais fabricantes de juntas e sistemas de vedação para motores de motocicletas, motoserras, motores marítimos e juntas industriais. Como é se manter nesta posição, depois de tantos anos atuando num mercado tão oscilante?

Não é fácil, mas como mencionei antes, ou você muda, se atualiza, ousa fazer diferente, ou você acaba ficando para trás. Somos uma empresa que preza muito pela segurança, por isso analisamos muito antes de dar um passo à frente, e quando o fazemos, preferimos concentrar os nossos esforços até que o resultado seja percebido, então, seguimos a jornada para o próximo desafio.

Outro fator importante é o relacionamento que temos com nossos clientes, somos parceiros, transparente e confiável, o que acaba desenvolvendo parcerias sólidas e duradouras no mercado. 

Da – Nos últimos anos o mundo teve que enfrentar uma crise de saúde, com a pandemia do Covid-19, e agora a guerra na Europa, que tem exigido desafios por parte das empresas. Como a Vedamotors tem encarado esse momento?

Em todos os momentos de crise nós olhamos para dentro: o que podemos melhorar? Como nos preparar para uma retomada do mercado? Como podemos reduzir custos? Como podemos fazer diferente? Serve para fazer uma análise interna e agir.

A própria Covid-19 foi um cenário onde conseguimos, de certa forma, manter os níveis de estoque, manter o quadro de colaboradores, negociar lotes de matéria prima e produtos com os nossos fornecedores e se aproximar ainda mais dos nossos clientes.

Da – Você está atuando na empresa há mais de 10 anos, junto com a família. Como foi essa primeira década e quais os maiores desafios? 

Foi um período de crescimento muito intenso. Entrei na empresa trabalhando no setor comercial na parte de liberação de pedidos, passei por diversos setores, e acabei retornando para a área que eu amo, que é a área de relacionamento, que hoje engloba toda a área comercial aftermarket nacional e exportação, e o mercado industrial e de montadoras, também o departamento de marketing, que inclui o sucesso e experiência do cliente e a área de comunicação.

É um grande time, chegar até aqui não foi fácil, exigiu muito aprendizado, resiliência, escuta e principalmente experiência de campo. Aprendi muito e aprendo muito quando estou em campo visitando clientes, visitando e escutando os mecânicos, estudando constantemente novos temas e conceitos e é claro trocando muita opinião e ideia com o meu pai, fundador da Vedamotors, que é meu guru dos negócios.

Da – Quanto aos produtos, existe projeto de lançamentos para o futuro?

Temos sim, temos muita coisa em desenvolvimento e estudo. Algo que já posso falar é o lançamento da nossa unidade de produção de compostos em elastômeros, passaremos ainda em 2023 a produzir toda a nossa matéria prima para a fabricação de itens como coxins, guarnições e os retentores. 

Temos outros grandes projetos no setor eletrônicos, que vem ano após ano se desenvolvendo e criando força. Também estamos estudando novas linhas de fabricação e aquisições de empresas.

Nós não paramos, nosso propósito de Inspirar pessoas para criar e acelerar não é à toa, não é apenas uma frase, nós fazemos e iremos continuar seguindo ele. ACELERA VEDA: é o nosso claim interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando