Projeções para o mercado duas rodas em 2024

O ano de 2023 foi marcado por um aumento no número de motocicletas rodando pelo Brasil. Para 2024, o mercado duas rodas deve continuar crescendo – e projeta um desenvolvimento promissor.

A estimativa para 2024 é de fechar 1.690.000 motocicletas produzidas. Esse número representa um crescimento de 7,4% frente ao registrado em 2023, de acordo com informações divulgadas pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), e a comercialização deve crescer 7,5% este ano, atingindo 1,7 milhão de unidades vendidas.

Todos esses dados deixam as empresas e os amantes do mundo duas rodas animados e otimistas para o ano que se inicia. Entenderemos mais sobre essas projeções ao longo deste artigo. Confira!

Como as motos impactam a mobilidade urbana das cidades?

As motocicletas desempenham um papel fundamental no cenário da mobilidade urbana, proporcionando um impacto positivo significativo. Em um país apaixonado por motos, como o Brasil, as motos se tornam mais do que simples meios de transporte, transformando-se em símbolos de liberdade e agilidade. 

Dentro desse cenário, as motos se destacam por suas características:

  • Ocupam menos espaço nas vias públicas; 
  • Causam menos congestionamentos; 
  • Proporcionam um deslocamento rápido pelas cidades; 
  • São econômicas — gastam menos combustível, possuem valor de aquisição e manutenção baixo.

Todas essas características cooperam na busca de um trânsito mais organizado e fluido, contribuindo para o crescimento do mercado duas rodas.

Como a tecnologia auxiliará no crescimento do mercado duas rodas em 2024?

Outro fator de impulsionamento do crescimento do mercado de motocicletas é o emprego de tecnologia nas fábricas e montadoras.

A tecnologia auxilia nos processos de produção e aumenta o nível de qualidade das motos produzidas no Brasil, bem como dos itens de reposição fabricados por indústrias como a Vedamotors, que investe constantemente na qualidade.

Isso já foi evidenciado no crescimento acima do esperado em 2023, que apresentou alta de 11,3% na produção, totalizando 1.573.221 unidades, superando a expectativa de alcançar 1.560.000 unidades produzidas. Conforme a Abraciclo, esse foi o melhor resultado anual desde 2013.

As projeções para o mercado duas rodas em 2024 são de aumento desse número e da tecnologia tem impulsionado esse crescimento.

Empresas como a Vedamotors, que investem em tecnologia e inovação, fortalecem o mercado, produzindo peças e componentes de última geração com alta qualidade.

Quais as novidades de motocicletas para 2024?

Dentre as motocicletas mais vendidas em 2023, podemos destacar as 3 primeiras:

  • Honda CG 160 — 418.868
  • Honda Biz — 216.933
  • Honda NXR 160 Bros — 149.730

O ranking com as 3 motocicletas mais vendidas em 2023 reflete uma hegemonia da marca Honda e o tradicionalismo dos três modelos mais vendidos.

O mesmo deve acontecer em 2024, visto que os modelos Honda CG 160 e Honda Biz continuam sendo os mais populares do mercado, com um ótimo custo-benefício, permitindo que muitas pessoas entrem no mercado de duas rodas através delas.

Pensando na sustentabilidade como uma projeção do mercado duas rodas em 2024, o ano que passou mostrou que as motocicletas elétricas estão ganhando espaço. 

Até novembro de 2023, as motos elétricas somavam 7,7 mil unidades vendidas no ano, volume 17,5% maior do que o vendido no mesmo período de 2022.

Esses dados demonstram o crescimento da busca por alternativas sustentáveis e tecnológicas que continuará sendo tendência em 2024.

Modelos de motocicleta que chegarão no Brasil em 2024

Mesmo que os modelos tradicionais continuem em alta, os lançamentos não param e o público está sempre em busca de novidades.

Confira abaixo 10 modelos de motocicleta que chegarão ao Brasil em 2024, inclusive com a chegada de modelos da marca indiana Bajaj em terras brasileiras:

  1. Kawasaki Z900 R Edition
  2. Honda Forza 350
  3. Yamaha MT 10
  4. Vespa Elettrica — moto elétrica
  5. Triumph Speed 400 
  6. Kawasaki Eliminator 450
  7. Bajaj Chetak — moto elétrica
  8. Honda Touring NT 1100
  9. Bajaj Avenger
  10. Bajaj Dominar

O mercado duas rodas em 2024 estará repleto de lançamentos para todos os públicos e segmentos. Com motocicletas elétricas, motos médias, street e trail, não faltarão opções para os amantes de motos no ano que se inicia.

Como a VEDA irá participar do mercado duas rodas em 2024?

A Vedamotors é uma das principais fabricantes de motopeças do Brasil, consolidada no mercado há mais de três décadas. Uma indústria comprometida em Ousar Ir Além, por meio de inovação, amparada pela tecnologia nos processos de produção, para acompanhar a evolução do mercado e oferecer produtos e serviços de qualidade.

Em 2023, a VEDA inaugurou a sua própria planta de elastômeros. Visando produzir componentes de qualidade desde a matéria-prima, a nova planta de elastômeros tem projeção de intenso crescimento em 2024.

A meta é alcançar ainda mais as montadoras, fornecendo um composto de qualidade, fabricado com tecnologias de última geração.

Confira o vídeo com o fundador e presidente da Vedamotors, José Maurício Felippe, sobre as expectativas da planta de elastômeros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando