Problemas na embreagem da moto? Saiba diagnosticar as principais causas!

Problemas na embreagem da moto? Saiba diagnosticar as principais causas!

Quem gosta de pilotar motos sabe: ao primeiro sinal de problemas na embreagem da moto, o bolso já começa a doer. E não é para menos, pois o conjunto do câmbio é uma das partes mais sensíveis da motocicleta e, por isso, é importante estar atento! As causas podem ser as mais variadas possíveis e, na maioria dos casos, identificar e resolver o problema não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Pensando em ajudar o profissional mecânico a fazer um diagnóstico certeiro e rápido, neste artigo separamos os defeitos mais comuns que podem se manifestar no jogo de embreagem da moto e organizamos dicas valiosas para ajudá-lo a identificar a origem do problema. 👨🏼‍🔧

5 problemas na embreagem da moto e suas possíveis causas

Da dificuldade de encaixar a marcha até o excesso de ruído durante o processo de troca, fato é que a embreagem costuma dar sinais de que algo não vai bem. Por isso, saber o que cada um deles significa pode aliviar o orçamento para o dono da motoca e agilizar o processo para o mecânico. 

Preparamos um vídeo especial com Rhenie Brüske, da engenharia de produtos aqui da Vedamotors, sobre os indícios mais comuns de problemas na embreagem da moto. Confira:

E então, curtiu o material? Não esqueça de deixar o like no vídeo e se inscrever no nosso canal do YouTube para receber, sempre em primeira mão, as principais novidades aqui da VEDA! Feito isso, que tal recapitular os principais pontos do vídeo? Vamos lá: 

1 – Embreagem dura

Em teoria, a alavanca da embreagem da moto deve entregar uma resposta rápida e suave quando acionada. Por isso, se você sentir que ao aplicar pressão ela oferece resistência, dando a impressão de estar pesada, saiba que isso não é normal. Algumas das possíveis causas são: 

  • Problemas no cabo: cabo da embreagem danificado ou dobrado, falta de lubrificação ou passagem incorreta do cabo.
  • Acionamento danificado: quando o problema se manifesta na conexão entre o cabo e o garfo, na parte interna do conjunto.
  • Rolamento defeituoso: acontece, geralmente, quando o rolamento e o colar são afetados por oxidação, impactos ou desgaste.

2 – Embreagem patinando

Quando há falta de atrito entre os componentes de fricção, nota-se o fenômeno que os profissionais aplicadores chamam de “embreagem patinando”, que é detectado quando o piloto percebe que, ao acelerar a motocicleta, o motor até sobe de giro, mas a potência não é transmitida para a roda. Entre as possíveis causas, estão:

  • Molas da embreagem sem pressão: é natural que, com o tempo, as molas percam parte da sua pressão. Quando o problema é ignorado por um longo período, a embreagem também pode patinar.
  • Acionamento engripado: causado pelo excesso de sujeira, de resíduos de aditivos de óleo e pela oxidação dos componentes, o engripamento do mecanismo também pode ocasionar o problema.
  • Ausência de folga na alavanca da embreagem: aqui, voltamos ao problema do excesso de tensão no cabo, cuja folga não deixa espaço para o retorno total do garfo, impedindo o engate correto da marcha.
  • Discos da embreagem desgastados: causado principalmente pelo tempo de uso, esse problema pode ser verificado por meio de uma inspeção dimensional dos discos.

3 – Trepidação da embreagem

Aqui, o problema pode ser percebido quando a embreagem não desacopla — mesmo ao acionar a alavanca, o piloto não consegue manejar o pedal — ou quando a moto trepida com a embreagem desacoplada. É um tipo de situação que, geralmente, ocorre apenas no primeiro engate do dia, logo depois de ligar a moto e engatar a primeira, quando o câmbio dá um tranco. Entre os problemas na embreagem da moto, esse é um dos mais específicos e pode estar relacionado a três situações:

  • Excesso de folga na alavanca: isso impede que o disco engate completamente, já que o garfo não sobe o suficiente.
  • Separador empenado: situação causa problemas com o encaixe dos “dentes” da embreagem, impedindo o acoplamento.
  • Problemas com o óleo lubrificante: nível muito alto, viscosidade incorreta ou uso de aditivos pode prejudicar o acoplamento.

4 – Dificuldade na mudança de marchas

Moto parada, motor ligado, câmbio no neutro. Ao engatar a primeira, o piloto sente que o câmbio não acopla, nem para cima, nem para baixo, exigindo diversas tentativas ou muita força na alavanca para conseguir o acoplamento. Se a situação da sua embreagem é essa, provavelmente há algo errado com os componentes internos do câmbio ou com o sistema de cabeamento e, por isso, vale verificar as seguintes causas prováveis:

  • Ajuste incorreto do cabo: acontece quando o cabo está frouxo ou tenso demais, impedindo o engate.
  • Desgaste dos componentes: a campana e o cubo da embreagem são os responsáveis por garantir o engate e, caso estejam muito desgastados, podem dificultar a tarefa.
  • Falta de óleo: óleo muito velho, sem renovação ou com a viscosidade abaixo da ideal também podem provocar o problema.
  • Placa empenada: se a moto passou muitos muitos trancos nos últimos tempos, a placa pode estar empenada, impedindo o acoplamento da embreagem.

5 – Excesso de ruído na embreagem

Ocorre quando o piloto começa a ouvir algum barulho incomum proveniente da embreagem. O problema pode estar relacionado, entre outras coisas, a folgas e desgaste excessivo do conjunto, fatores que ampliam a emissão de ruídos e deixam o som ainda mais intenso quando ela está engatada. Entre as causas prováveis, verifique:

  • Defeitos na campana da embreagem: ocorre especialmente em motos com alta quilometragem submetidas a situações de estresse.
  • Tensão das molas do amortizador: a campana da embreagem possui uma série de molas que, em caso de folga excessiva, podem amplificar os ruídos do conjunto.
  • Problemas no alinhamento dos dentes: o problema se manifesta quando há defeitos de engates entre os dentes e o alinhamento da engrenagem da campana da embreagem do eixo primário.

Na hora da manutenção, conte com a VEDA!

Quem é aplicador e lida com motores sabe que o funcionamento da embreagem é uma maravilha da engenharia. Justamente por isso, é fundamental que os profissionais da mecânica e da retífica não abram mão da qualidade quando chegar a hora de fazer a manutenção desse conjunto tão importante. E a boa notícia é que a Vedamotors tem a solução perfeita para qualquer reparo!
Isso porque, com o kit embreagem da Vedamotors, todas as peças chegam até a oficina em um conjunto completo, já organizado de acordo com a ordem de aplicação e reunindo todos os itens necessários para uma troca mais simples, rápida e segura. Tem kit para a CG Titan 150, a FAN 125/150, a Bros 150, a BIZ e todas as mais populares da Honda, como o Iago, do nosso suporte técnico, explica em mais um vídeo exclusivo, veja só:

Percebeu como é simples? Você só precisa abrir uma embalagem e pronto: discos, cubo, platô, separadores, molas, placa de acionamento e parafusos para aquele modelo estão ali, prontos para aplicação. E o melhor: tudo produzido com o alto padrão de qualidade que já é marca registrada aqui da VEDA! Por isso, o aplicador pode contar sempre com a gente! E você, piloto, já sabe qual marca exigir na hora do seu reparo, certo? 

Esperamos que o artigo tenha ajudado na detecção dos problemas com a embreagem da moto e, se ficou com alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de especialistas ou deixe seu comentário aqui mesmo no blog! Ah, e não esqueça de seguir a VEDA nas redes sociais para ficar sempre por dentro dos nossos lançamentos!

7 comentários em “Problemas na embreagem da moto? Saiba diagnosticar as principais causas!”

  1. Gabriel Rodrigues Oliveira

    Minha embreagem está como se estivesse colada mais abri e está tudo normal mais preciono a embreagem e e como se não estivesse segurando oq pode ser???

    Eu já desmontei Limpei e não resolveu

  2. Minha z400 passa a primeira marcha acelera não anda solta a embreagem continua liga não morre se acelera não anda será que é a embreagem ou pode ser outra coisa

    1. Olá, Marcinho! Nesse caso pode ser sim que a sua moto tenha algum problema na regulagem ou cabos da embreagem. Recomendamos levar num mecânico de confiança para identificar com precisão o que está errado e poder consertar. Abraço 👊

  3. Cristina alves nunes

    Olá sou cristina eu tenho uma bis 125 ano 2006 quando eu acelero para correr mais rápido ela parece que não sai do lugar fica muito pesada oq deve ser obrigada Deus te abencoe

    1. Olá Cristina, um dos problemas pode ser sim com a embreagem. Mas quando isso acontece, também pode ser afogamento do motor, filtro de ar sujo, desgaste na vela de ignição, combustível de baixa qualidade e até mesmo outros problemas mecânicos. É importante levar sua moto a um mecânico de confiança que possa realizar uma análise detalhada e identificar a causa específica. Um abraço! 🙂

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