Funcionamento Filtro de Óleo: um passo a passo técnico para ajudar você

Pra demonstrar o funcionamento de um filtro de óleo, será tomado como exemplo o modelo Vedamotors FFP024. A Figura 1 mostra as principais partes e componentes de um filtro de óleo. Vale ressaltar, nem todos os filtros seguem o mesmo padrão construtivo, pois cada aplicação requer características especiais.

Em um filtro de óleo sob funcionamento adequado, o escoamento do óleo segue o caminho conforme a Figura 2. Antes de passar pelo elemento filtrante, o óleo contém diversos agentes contaminantes, sendo o principal os elementos particulados.

Após passar pelo elemento filtrante, as impurezas são retidas. Logo, o escoamento segue conforme a Figura 3.

No entanto, conforme o uso do motor e consequentemente do filtro de óleo, o elemento filtrante atinge o estado de saturação, no qual o fluxo de óleo fica prejudicado, exigindo uma elevada pressão do sistema.

Logo, quando a pressão do sistema atinge um regime crítico, a válvula de segurança é acionada, possibilitando a passagem direta do óleo através do filtro, conforme a Figura 4.

Apesar da existência da válvula de segurança, tal componente não permite/justifica o uso do filtro além do limite estipulado pelo fabricante do veículo. A válvula de segurança tem a finalidade de evitar uma falha catastrófica no caso de interrupção abrupta da lubrificação do motor.       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando