Estator, qual a utilidade na sua motocicleta?

9 de novembro, 2020 Por: Marketing Vedamotors
Estator

Estator, qual a utilidade na sua motocicleta?

Você sabe da importância do Estator para a sua motocicleta? Nos acompanhe até o final que vamos explicar tudo o que você precisa saber!

Hoje vamos falar de algo muito importante para a sua motocicleta, e assim como os outros conteúdos que você tem recebido, é muito importante que você faça a leitura com calma, porque quanto mais você entender sobre os componentes de sua motocicleta, menos problemas você vai ter e consequentemente, menos preocupação.

A Vedamotors tem como interesse ajudar você, amante de motocicleta, mecânico, dono de uma motocicleta, a entender a necessidade e a importância de cada peça e dos diversos componentes que estão presentes nas motocicletas.

E pensando nisso, hoje montamos um conteúdo para falarmos sobre o Estator. Para quem não sabe o que é ou qual a funcionalidade dessa peça, fique ligado e nos acompanhe até o final.

 

O QUE É UM ESTATOR E COMO FUNCIONA?

O estator é a parte fixa do gerador elétrico da motocicleta. É composto por um conjunto de bobinas que sofrem variação de campo eletromagnético causado pela rotação do volante sobre o estator e gera energia elétrica para recarregar a bateria, alimentar o farol e todo sistema elétrico da moto.

Na maioria das motos o estator é instalado na tampa esquerda do motor e fica imerso no óleo para auxiliar na refrigeração da peça. Em alguns modelos o estator trabalha a seco. Em modelos monofásicos, um fio é responsável pelo fornecimento de energia para a recarga da bateria e outro fio alimenta o farol. Em sistemas bifásicos dois fios são responsáveis pela recarga da bateria e a alimentação do farol é direta da bateria. Em sistemas trifásicos, três fios são responsáveis por recarregar a bateria e manter o farol e as demais partes do sistema elétrico alimentados. Em todos os casos, existe o regulador retificador que condiciona os sinais do estator ao resto do sistema elétrico da moto.

 

O QUE FAZER QUANDO DER ALGUM PROBLEMA?

Quando houver suspeita de problemas com o estator, verifique a condutividade e resistência da bobina de pulso, da bobina de força e das bobinas de luz que compõem o conjunto antes de trocar a peça. Os estatores Servitec by Vedamotors utilizam materiais de qualidade com isolamento elétrico, revestimento e demais acabamentos que suportam altas temperaturas e vibrações intermitentes. São desenvolvidos seguindo padrões de qualidade com níveis de corrente e tensão sugeridos pelas montadoras.

 

Espero que nosso conteúdo tenha realmente ajudado. Se ainda tiver alguma dúvida ou surgir alguma dúvida referente ao Estator, deixe nos comentários que responderemos assim que possível!

Agradeço por ter ficado até o final para aprender mais, e esperamos de verdade ter ajudado. Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e compartilhar nossos conteúdos para que possamos ajudar mais pessoas. Até a próxima!

 

 

catálogo off-road