Estator, qual a utilidade na sua motocicleta?

Estator, qual a utilidade na sua motocicleta?

Você sabe da importância do Estator para a sua motocicleta? Nos acompanhe até o final que vamos explicar tudo o que você precisa saber!

Hoje vamos falar de algo muito importante para a sua motocicleta, e assim como os outros conteúdos que você tem recebido, é muito importante que você faça a leitura com calma, porque quanto mais você entender sobre os componentes de sua motocicleta, menos problemas você vai ter e consequentemente, menos preocupação.

A Vedamotors tem como interesse ajudar você, amante de motocicleta, mecânico, dono de uma motocicleta, a entender a necessidade e a importância de cada peça e dos diversos componentes que estão presentes nas motocicletas.

E pensando nisso, hoje montamos um conteúdo para falarmos sobre o Estator. Para quem não sabe o que é ou qual a funcionalidade dessa peça, fique ligado e nos acompanhe até o final.

O QUE É UM ESTATOR E COMO FUNCIONA?

Como falamos em outro artigo aqui do blog — que você pode conferir clicando aqui —, o estator é a parte fixa do gerador elétrico da motocicleta. É composto por um conjunto de bobinas que sofrem variação de campo eletromagnético causado pela rotação do volante sobre o estator e gera energia elétrica para recarregar a bateria, alimentar o farol e todo sistema elétrico da moto.

O estator recarrega a bateria da moto e alimenta os demais componentes do sistema elétrico

Na maioria das motos o estator é instalado na tampa esquerda do motor e fica imerso no óleo para auxiliar na refrigeração da peça. Em alguns modelos o estator trabalha a seco. Em modelos monofásicos, um fio é responsável pelo fornecimento de energia para a recarga da bateria e outro fio alimenta o farol. Em sistemas bifásicos dois fios são responsáveis pela recarga da bateria e a alimentação do farol é direta da bateria. Em sistemas trifásicos, três fios são responsáveis por recarregar a bateria e manter o farol e as demais partes do sistema elétrico alimentados. Em todos os casos, existe o regulador retificador que condiciona os sinais do estator ao resto do sistema elétrico da moto.

O QUE FAZER QUANDO DER ALGUM PROBLEMA?

Quando houver suspeita de problemas com o estator, verifique a condutividade e resistência da bobina de pulso, da bobina de força e das bobinas de luz que compõem o conjunto antes de trocar a peça. E se você busca orientações para saber como utilizar o multímetro para identificar falhas em estatores e bobinas, temos um manual completo para te ajudar! Nele você encontra as medidas de resistência elétrica para os principais modelos de moto, tudo para ganhar tempo, evitar retrabalho e troca desnecessária de peças. Basta clicar no banner abaixo para fazer o download:

Os estatores Servitec by Vedamotors utilizam materiais de qualidade com isolamento elétrico, revestimento e demais acabamentos que suportam altas temperaturas e vibrações intermitentes. São desenvolvidos seguindo padrões de qualidade com níveis de corrente e tensão sugeridos pelas montadoras.

Esperamos que nosso conteúdo tenha realmente ajudado. Se ainda tiver alguma dúvida ou surgir alguma dúvida referente ao Estator, deixe nos comentários que responderemos assim que possível!

Agradecemos por ter ficado até o final! Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e compartilhar nossos conteúdos para ajudar mais pessoas. Até a próxima!

10 comentários em “Estator, qual a utilidade na sua motocicleta?”

  1. Boa noite tenho uma dragstar 650 ano 2004, enrolei o extrator e troquei o regulador porém a moto saiu da oficina e rodou vinte dias fui funciona ela, e não pegou, conferi se estava chegando centelha nas velas e não estava, pode ser o extrator que estragou de novo

    1. Olá, Mauro! Caso o problema esteja persistido, nosso suporte técnico pode ajudar a identificá-lo e indicar soluções. Basta ligar ou mandar uma mensagem WhatsApp para (47) 3411-0500 e falar diretamente com nossos atendentes. Agradecemos o contato e seguimos à disposição!

    1. Olá, Rodrigo! Sim, o estator também carrega a bateria com a moto parada e ligada em marcha lenta.

      Esperamos ter te ajudado, ficamos felizes e agradecemos o seu contato! Seguimos à disposição para esclarecer qualquer outra dúvida.

  2. Ainda não havia tido a oportunidade de conhecer a Vedamotors, estou bastante feliz pois, de agora em diante, espero me tornar um cliente assíduo. Obrigado.

    1. Oi Luciano, ficamos muito felizes por receber essa sua mensagem! Conte com a Vedamotors, esperamos ser seu grande parceiro de sucesso. Um abraço da equipe de marketing da VEDA, direto de Santa Catarina! 🙂

    1. Olá, José! Depende muito do modelo do estator e aplicação. Em alguns modelos o fio verde é apenas o retorno das bobinas do gerador, e em outros modelos de fato é o aterramento. Mas, na grande maioria das vezes, caso o aterramento não seja feito diretamente no estator, ele é realizado pela fiação principal, quando existe o fio verde no estator. Qualquer outra dúvida, seguimos à disposição. Um abraço! 🤝

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