Como abordar uma empresa para patrocínio?

5 de fevereiro, 2021 Por: Marketing Vedamotors

Como abordar uma empresa para patrocínio?

E aí, já parou pra pensar que uma boa apresentação pode ser decisiva para fechar um patrocínio?

É comum os pilotos buscarem patrocínios de empresas para ajudar a cobrir as despesas das competições, treinos, profissionais necessários para o atleta, alimentação especializada, equipamentos e até mesmo vestuário específico para o esporte, entre outras necessidades. Mas você sabe qual é a melhor maneira de conseguir um patrocínio? Nesse conteúdo nós vamos te ajudar a entender a importância de saber abordar uma empresa.

 

  • Por que pegar um patrocínio?

Sabemos que a rotina de atleta não é nada fácil e o que muitas vezes não imaginamos, é que pode ser muito cara também. É necessário além dos treinos, uma situação financeira adequada para cobrir despesas como, uniformes, equipe, mecânico, despesas de viagens, entre outras.

Infelizmente, nem todos que possuem o talento de ser piloto, possuem as condições de manter a rotina de um atleta devido as questões financeiras, por isso, a melhor solução para muitos é buscar um patrocínio para unir forças.

Todo esporte é uma maneira de “fazer marketing” para as marcas, e os campeonatos Off-Road são um grande alvo para as empresas do ramo, pois a competição em si ou um atleta individual podem trazer uma publicidade positiva e significativa para as empresas que os patrocinam, tendo um ganho em ambos os lados.

 

  • Onde conseguir um patrocínio?

Para os pilotos que tem interesse em um patrocínio, é preciso mostrar o seu talento e postura. Os pilotos que estão iniciando na carreira, devem ir atrás do que desejam e se fazer serem vistos pelas empresas que lhes interessam. Vamos explicar como você pode fazer isto de forma correta!

 

  • Sua apresentação

Você precisa criar uma apresentação para abordar as empresas, quase como um “currículo esportivo”:

Dados: Qual seu nome? Quantos anos? De onde você é?

  • Experiência: Quais campeonatos participou nos últimos anos? Quais as suas colocações?• Objetivos: Quais campeonatos você quer participar durante o ano?
  • Fotos ou Vídeos: campeonatos que você já esteve presente, pódio de vitórias suas, prêmios, medalhas, entrevistas, seja em jornais, rádios, TV ou Youtube.• Proposta: Qual vai ser a sua parte do patrocínio? Divulgação em mídias? Plotagem da moto? Estampas no uniforme?
  • Mídias: Não esqueça de enviar as mídias que você utilizar… Instagram, Facebook, YouTube, outras…

É importante mostrar que você é um atleta que realmente leva o esporte à sério. Procure plataformas ou redes sociais que você possa deixar seu perfil à exposição para os internautas, crie seu público e chame ainda mais a atenção das marcas.

 

  • Marcas do ramo certo

Procure empresas que fazem sentido com o ramo que você está inserido, ou seja: motocicletas / motociclismo. Por que? As empresas procuram competições dentro do ramo delas, onde o público que se interessa pelos seus produtos estão. Então não perca tempo com empresas que não combinam com o que você faz. Busque empresas que sejam á você, assim você acerta diretamente em empresas que podem se interessar no patrocínio.

Procure também por empresas que já dão apoio a outros atletas, é comum essas empresas divulgarem em suas redes sociais, blog ou Youtube. Essas marcas já possuem a cultura do esporte e podem ser mais fáceis de contatar.

 

  • O que a marca ganhará?

Tenha um plano sério que mostre o que a empresa ganhará ao patrociná-lo. É importante você se disponibilizar a conhecer a empresa, mostre que está engajado. Participe de vídeos da marca para ajudar na divulgação, faça vídeos em redes sociais falando do produto ou da marca que está te patrocinando e marque seu patrocinador. Se faça presente para a marca, mostre seu valor e o valor do seu público. Você como piloto, tem uma grande visualização dos amantes de motociclismo, use isso ao seu favor.

 

  • Cuide da sua imagem

Mesmo que você ainda não seja um atleta profissional ou com grande fama, é muito importante que você cuide da sua imagem, se divulgando sempre como alguém profissional e dedicado ao esporte. É importante também sempre evitar polêmicas, procure estar atrelado a boas notícias, pode aumentar a chance de as marcas olharem para você.

  • Dedique-se 100%

O ponto chave! Tenha sempre um bom desempenho nas corridas, se mantendo nas primeiras colocações e sempre se dedicando ao máximo, consequentemente, você vai chamar a atenção de grandes equipes.

 

  • Importância dos pequenos patrocínios

Mesmo que você tenha grandes objetivos, de ser patrocinado por grandes marcas com contratos lucrativos, entenda que existe um caminho até esse objetivo. Comece com pequenos patrocínios, pois vale a pena fazer parecerias que oferecem permutas, você poderá sempre ganhar algo em troca de divulgações nas suas redes sociais.

 

  • Seja querido por seu público

As redes sociais são excelentes ferramentas para conseguir seu próprio público. Isso pode te ajudar a adquirir um patrocínio pois você pode divulgar seus patrocinadores para seu público. Por isso é importante você manter suas redes sociais sempre atualizadas, sempre interagindo e se conectando com o público.
Hoje em dia as empresas estão mais que inseridas em redes sociais e podem estar de olho em você. As empresas buscam sempre por atletas com grande público nas redes sociais, então fique atento pois isso pode ajudá-lo.

 

Espero que este conteúdo possa te ajudar da próxima vez que for procurar um patrocínio. Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Compartilhe esse post com algum amigo(a) piloto!  Não esquece de nos acompanhar nas redes sociais!

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